Área Física para Salva Vidas. Ampliação do horário no Parque Municipal. Psicólogos para alunos e professores
Ao menos quatro indicações de relevâncias foram documentadas ao chefe do executivo de Pirassununga/SP pelos vereadores durante esta última Sessão Ordinária do Poder Legislativo ocorrido na segunda-feira, 18.
O Vereador “Carlinhos de Deus” solicita um espaço físico adequado e humano para os Salva Vidas que trabalham em Cachoeira de Emas (na prainha do Rio Mogi Guaçu). O vereador “Paulinho do Mercado” solicita o aumento do horário de funcionamento do Parque Municipal aos domingos, que por sinal poderia ser estendido durante os feriados.
A vereadora Sandra Vadalá, realizou uma importante indicação para que o município realize um convenio com Faculdades de Psicologia, para que os profissionais da área atendam alunos e professores da rede pública de ensino que necessitam de tratamento psicológico.
Diante da falta de substituição de luminárias queimadas ao longo das ruas e avenidas, sejam nos bairros como na região e área central do município, bem como nas Praças e Pracinhas, o vereador Vitor Naressi está cobrando o Poder Executivo, que intime a empresa G-ENERGY, a realizar a substituição das mesmas.
Vereador = Carlos Luiz de Deus – “Carlinhos”
Considerando que atualmente os salva vidas que trabalham na área do Distrito de Cachoeira de Emas não possuem um espaço físico para guarda de seus pertences, refeitório e banheiros, ou seja, não possuem uma estrutura mínima necessária para exercer suas atividades laborais;
Considerando a responsabilidade da Administração Municipal em oferecer um ambiente de trabalho adequado para seus servidores com condições básicas de saúde, higiene e segurança,
Considerando que a construção de um espaço físico contribuirá para o melhor desempenho das atividades pelos servidores que ali se ativam;
Diante do exposto, INDICO ao Senhor Prefeito Municipal, pelos meios regimentais, que verifique a possibilidade de determinar a construção de um espaço físico no Distrito de Cachoeira de Emas destinado aos salva vidas que trabalham no local.
Da Redação – Este espaço físico estava nas tratativas finais pelo então secretário Paulo Tannús, junto ao Instituto da Pesca, órgão vinculado junto a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que seria ocupado pelos Salva Vidas, servindo também de apoio da GCM, Bombeiros, Ambulância e Fiscalizações. Também neste local seriam guardados todos os petrechos usados pelos Salva Vidas.
Vereador = Paulo Sérgio Soares da Silva – “Paulinho do Mercado”
Considerando que o Lago Municipal “Temistocles Marrocos Leite” é local onde ocorre visitação constante de munícipes e visitantes de outras cidades;
Considerando que aos finais de semana, especialmente aos domingos, há um aumento no fluxo de frequentadores nas dependências do local para recreação, lazer e prática de esportes;
Considerando que o referido local aos domingos tem horário de funcionamento às 17 horas;
Considerando que, aos domingos, as opções de lazer oferecidas gratuitamente aos moradores da cidade são reduzidas e que um estudo de viabilidade para alterar o horário de fechamento do Lago Municipal “Temístocles Marrocos Leite” para 18 horas aos domingos, seria de grande utilidade pública.
Diante do exposto, INDICO ao Senhor Prefeito Municipal, pelos meios regimentais, que verifique possibilidade de alterar o horário de fechamento do Lago Municipal para 18 horas, aos domingos, possibilitando aos moradores que usufruam daquelas dependências por mais tempo.
Da Redação – O então secretário Willian Ponciano tinha um Projeto de liberar o espaço, para que o mesmo pudesse ficar à disposição da população 24 horas, retirando o alambrado e circunda o local, acontece em centenas de municípios brasileiros, temos como o exemplo o município de Leme/SP.
Vereadora = Sandra Valéria Vadalá Muller
Considerando, que existem muitos alunos e professores na rede pública de Ensino Municipal que necessitam de tratamento psicológico, todavia, devido ao déficit de profissionais da área, não conseguem o atendimento necessário;
Considerando que a Municipalidade poderia realizar estudos junto às Faculdades de Psicologia, com visos a atender os alunos e professores que necessitam de tratamento nessa área e, ainda, fomentasse a necessidade de contratação de novos profissionais pela Faculdade com a qual for realizado o convênio;
Considerando que se concretizada a ideia ora lançada, certamente trará grandes benefícios aos alunos que necessitam de tratamento especializado, para professores que eventualmente forem contratados, sem o dispêndio por parte da Administração de numerário excessivo, conquanto o motivo é justo e em benefício de alunos da rede pública de nossa cidade.
Diante do exposto, INDICO ao Senhor Prefeito Municipal, pelos meios regimentais, que verifique a possibilidade de realizar estudos para formalizar convênio com Faculdades de Psicologia, para que os profissionais da área atendam alunos e professores da rede pública de ensino que necessitam de tratamento psicológico.
Da Redação – A indicação da vereadora vem em boa hora diante à vários problemas em que o país e o mundo passa, não sendo diferente em nosso município, fatores que mexem com o psicológico de adultos e crianças.
Vereador = Vitor Naressi Neto
Considerando que há muitas lâmpadas queimadas nas luminárias públicas existentes em diversos pontos da cidade, sendo eles, Avenida Painguás, Avenida Marginal (Anel Viário), Avenida Newton Prado, Avenida Padre Antônio Vann Ess, Avenida VI de Agosto e Avenida Capitão Antônio Joaquim Mendes;
Considerando que, no período noturno, a falta de iluminação deixa o local perigoso aos transeuntes;
Considerando que a Municipalidade contratou empresa especializada para realizar a troca de lâmpadas queimadas nas vias públicas em toda extensão do Município;
Diante de tais considerações, INDICO ao Senhor Prefeito Municipal, pelos meios regimentais, que verifique possibilidade de determinar à empresa G-ENERGY, atualmente responsável pela iluminação pública do Município, que realize a substituição das lâmpadas queimadas presentes na Avenida Painguás, Avenida Marginal (Anel Viário), Avenida Newton Prado, Avenida Padre Antônio Vann Ess, Rua 06 de Agosto, Rua Capitão Antônio Joaquim Mendes e no boulevard, no trecho compreendido entre a Praça do Castelinho e o Centro Cultural de Eventos Dona Belila.
Da Redação – Na realidade não precisa ser nenhum expert para ver o que acontece com a iluminação pública da cidade que se encontra numa verdadeira penumbra. Ruas e Avenidas dos bairros centenas de luminárias queimadas já por longos tempos, somando as ruas e avenidas da região centro e central, além das Praças e Pracinhas, na escuridão.
A impressão é que a empresa G – ENERGY “abandou” a iluminação do município, pois, basta andar por pelo menos um ou dois quarteirões que veremos luminárias queimadas. Agora, resta saber se o município está pagando em dia os valores acordados, ou se o contrato já terminou e a empresa foi embora do município.