Morador de SC das Palmeira é autuado em mais de R$ 26 mil por pássaros em cativeiro
Durante em mais uma “Operação Passeiriformes” desencadeado durante esta sexta-feira, 29, ao 1º Pelotão da Polícia Militar Ambiental com sede no distrito de Cachoeira de Emas/Pirassununga – SP, o policiamento ambiental logrou êxito em soltar aves da fauna silvestre que estavam mantidas em cativeiros na cidade de Santa Cruz das Palmeiras/SP. A ação foi devido a denúncias anônimas.
Devido as denúncias, o comandante do 1º Pelotão PM Ambiental, o Tenente PM Ivo, da unidade militar ambiental designou o Sargento PM Alfieri e Cabo PM Trevisan para checarem o caso.
Os policiais constaram a ilegal manutenção de aves nativas em cativeiro, sendo logrado êxito em constatar a existência de dezessete (17) aves da fauna nativa brasileira mantidas em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente, dentre estas, duas espécies constante na lista de ameaçados de extinção (curió e azulão).
Diante dos fatos, foram elaborados Autos de Infração Ambiental que totalizaram R$ 26.500,00 nos termos da Resolução SMA 48/14 e as aves foram reintroduzidas na natureza ficando tal ação registrada pela equipe.
Video demonstra o trabalho realizado pelo 1º Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Pirassununga, sob o comando do 1º Tenente PM Ivo neste ano de 2017.