Vigilância Epidemiológica divulga números de casos de DST e AIDs de 2017
Durante o programa A Voz do Povo levado ao ar nesta quarta-feira, 3, pela Rádio Piracema FM de Pirassununga/SP – 94, 7 as enfermeiras Patrícia Melário e Elaine Bertole, respectivamente responsáveis pela Vigilância Epidemiológica e DST AIDS, lotadas no SAE, departamento este vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Pirassununga/SP foram entrevistadas pelo radialista Ademir Naressi, onde apresentaram alguns números do ano de 2017 de suas respectivas áreas.
O caso de Dengue no município ficou bem abaixo do esperado, sendo confirmados três casos (um importado e dois autóctones), ainda dois estão sob investigação e sessenta e cinco suspeitas foram descartados.
Já quanto à Ckikungunya, foram confirmados três casos (autóctones), doze foram descartados e dois continuam em investigação.
Quando ao Zika, um caso está em investigação, quatro foram descartados e nenhum caso confirmado. Três casos de febre amarela foram descartados, sendo confirmado apenas um caso de Leptospirose, não ocorrendo morte de primata (macaco) não humano registrado.
Durante duas campanhas (nos meses de março e outubro) dois casos de Tuberculose foram confirmados e já estão em tratamento.
Durante o mês de outubro aconteceu a semana estadual de combate a Hanseníase, onde foram entrevistadas 4.319 pessoas, sendo trinca e quatro examinados, mas nenhum caso confirmado.
Também durante o ano, seis casos de suspeita de meningite pneumocócica, sendo dois casos confirmados, deste uma criança que não teve o sexo divulgado veio a óbito e a outra foi curada.
Setenta e Sete notificações de acidentes por animais peçonhento, sendo a grande maioria por escorpião, onde uma criança de 7 anos de idade ficou com sequelas. A Vigilância não confirmou a morte de uma mulher, a qual residia no jardim Brasília e teria sido picada por escorpião, pois, aguarda ainda o Laudo Oficial do IML.
Campanha da Vacina de Influenza (gripe), veja abaixo os números.
Grupos Prioritários; 14.420 pessoas foram vacinadas.
Comorbidades; 2.917 pessoas imunizadas.
Outros; 1,158 também foram vacinados.
Totalizando 18.495 doses.
Em porcentagem assim ficou o quatro:
Criança – 62,7%
Trabalhador da Saúde – 82,49%
Gestante – 86,13%
Puérpera – 154,21%
Idosos – 88,03%
Já na Campanha de Multivacinação que envolveu crianças e adolescente menos de 15 anos, estes foram os números;
Até 9 anos compareceram 2.239 crianças, onde 664 receberam vacina; de 10 a 15 anos compareceram 965, sendo que 484 foram vacinadas.
DST AIDs
Passaram por consultas médicas e psicológicas, duas mil quinhentas e setenta e duas pessoas de ambos os sexos.
Também de ambos os sexos, passaram pelo setor de enfermagem, quatro mil setecentos e setenta e duas pessoas.
Na Farmácia foram atendidas 1.487 pessoas, enquanto que 408 pessoas passaram pela Assistência Social.
Coleta de CD4/Carga Viral foram realizadas 415. Coleta de Hepatite foram 127. Testes rápidos teve um total de 2360 enquanto que 290 pessoas foram atendidas por mordidas e gatos e cachorros. Por vinte vezes as equipes do SAE se reuniram, sendo realizadas 11 palestras, também cinco atividades extras foram realizadas. Foram feitos dois treinamentos e quatro campanhas.
Vinte casos novos de HIV foram detectados, sendo realizados mais ou menos 138 testes. Hepatite C foram 260 casos e Tuberculose 29 casos.