Leme. Unidade Móvel Odontológica na Rede Municipal de Ensino. Castração de animais não param
O município de Leme/SP, que tem uma política voltada para o bem estar da comunidade, não é diferente para o bem estar animal, assim a Campanha de Castração está permanentemente em funcionamento e atende a toda população, independente da situação socioeconômicas.
Se cuidar dos Pets é uma virtude da administração lemense, cuidar da saúde bocal das crianças junto a Rede Municipal de Educação é outro fator preponderante, com uma política de boa saúde já desde o início dos primeiros anos escolares, isto, reflete no futuro, quando não é necessário gastar horrores devido aos feitos básicos na infância.
As informações e imagens são da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal da cidade de Leme.
Unidade Móvel Odontológica retoma atendimentos em escolas municipais
Unidade móvel oferece serviços de consultas, restaurações, aplicações de flúor e outros serviços odontológicos.
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, informa que retomou os atendimentos odontológicos nas unidades de ensino municipais, através da Unidade Móvel Odontológica e do Programa Leme Sorridente. As ações, que foram paralisadas devido a pandemia, compreendem ciclo de atendimentos nas escolas do município e englobam além do atendimento, palestras, distribuição de kits odontológicos contendo creme dental, fio dental e escovas de dente infantis.
A Unidade Móvel Odontológica é um consultório completo sobre rodas e oferece serviços de consultas, restaurações, aplicações de flúor e outros serviços odontológicos. O principal foco nas escolas são os procedimentos preventivos de promoção de saúde bucal.
Todas as crianças da rede pública municipal receberão atendimento e serão examinadas no decorrer do ano, priorizando o atendimento clínico aos 4ºs e 5ºs anos, seguindo o cronograma previamente estipulado.
A Unidade Móvel Odontológica conta com os seguintes equipamentos: ar-condicionado, autoclave, compressor, amalgador, fotopolinizador, equipamento de ultrassom, além do instrumental odontológico e outros materiais necessários para o atendimento. Desde a retomada das atividades, já foram atendidas 1.255 crianças.
A Chefe do Núcleo de Saúde Bucal, Carla C. Paixão, salienta que através dos atendimentos, com foco na prevenção é possível criar e promover nas escolas hábitos saudáveis, que terão como consequência a prevenção de doenças, uma vez que a saúde bucal tem impacto direto na saúde geral do indivíduo.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde – localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.
Campanha de Castração em andamento
CAVET já realizou 660 castrações em 2022
A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do CAVET – Centro de Atendimento Médico Veterinário, informa toda a população sobre a realização de cirurgias de castração em 2022.
As cirurgias de castração acontecem no município, com o objetivo de atender a demanda de controle populacional dos animais, conforme previsto na Política Nacional de Castrações e Controle de Zoonoses e no Programa Estadual de Identificação e Controle Populacional de Cães e Gatos instituído pelo decreto nº 55.373 de 28/01/2010.
O CAVET – Centro de Atendimento Médico Veterinário já realizou em 2022, desde janeiro, 660 castrações e tem como meta realizar um total de 2.000 castrações até o final do ano.
As castrações são realizadas no Centro Médico Veterinário, sempre no período da manhã, das 8h às 12:30h, onde são realizados de 6 a 7 procedimentos por dia.
A Campanha de Castrações, atende qualquer cidadão que resida no município de Leme, independente de situação sócio – econômica, pois o procedimento faz parte do “rol” de Políticas de Saúde Pública dentro do Grupo de Vigilância em Saúde do SUS, mediante cadastros/inscrições e fila de espera.
CAVET – Centro de Atendimento Médico Veterinário
O CAVET atende exclusivamente, cães e gatos e tem a capacidade de realizar até 50 atendimentos por dia, incluindo cirurgias, biópsias, problemas de ouvido e de pele e, também atendimentos oncológicos (pacientes veterinários com câncer), além dos atendimentos as enfermidades infectocontagiosas com potencialidades zoonóticas.
Os atendimentos no local, são realizados somente para os animais de estimação dos munícipes de baixa renda, residentes em Leme, com agendamento prévio – que pode ser feito pelo telefone –, mediante a realização de cadastro e apresentação dos documentos abaixo:
DOCUMENTOS DE TODOS QUE MORAM NA RESIDÊNCIA:
· RG – Menores de idade que não tenham – Certidão de Nascimento
· CPF
· Comprovante Endereço Recente (até 3 meses)
· Caso pague aluguel – Recibo do Aluguel
· Caso seja financiada, trazer comprovante de pagamento.
· Folha resumo do cadastro único constando NIS.
COMPROVANTE DE RENDA, DE TODAS AS PESSOAS DA RESIDÊNCIA:
· Quem trabalha registrado – Holerite
· Desempregado ou Autônomo – Cópia da Carteira de Trabalho
Ø Página da Foto
Ø Página dos Dados (folha atrás da foto)
Ø Página do último contrato de trabalho
· Aposentados ou pensionistas INSS – Extrato bancário 30 dias
· Caso possua outros gastos fixos, trazer comprovantes (Medicação, convênios, financiamentos, etc).
No ato do cadastro, será preenchido de próprio punho uma declaração de responsabilidade civil e criminal das informações prestadas.
O Cadastro só será realizado mediante a apresentação de TODOS os documentos solicitados
Vale ressaltar que desde o início dos atendimentos veterinários, através do antigo Setor de Atendimento Veterinário e do atual Centro Médico Veterinário, já foram realizados 23.274 atendimentos clínicos, sendo 16.710 atendimentos para cães e 6.564 para gatos, além da realização de pequenas cirurgias que somam um total 3.835 procedimentos.
O CAVET – Centro de Atendimento Médico Veterinário “Dr. Giovanni Pasquele Peluso”, está localizado na Avenida Joaquim Lopes Águila, 3.820 – Jardim Juana (ao lado do CAIC). Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no local ou através do telefone (19) 3573-0574.