Veja os casos suspeitos de Coronavírus na região de Pirassununga
Nesta semana várias cidades da região de Pirassununga realizaram a divulgação, afim de alertar a população aos cuidados que devem ser tomados por conta das suspeitas de casos da doença Coronavírus.
Pirassununga
A Vigilância Epidemiológica de Pirassununga informou, na quinta-feira (27), que está investigando um caso suspeito de coronavírus. A paciente de 59 anos voltou recentemente da Itália e foi atendida na quarta (26) com coriza e calafrios, no Hospital da Academia da Força Aérea (AFA).
Segundo a Vigilância Epidemiológica, apesar da mulher não apresentar o quadro característico de febre associado a tosse e esforços respiratórios, foi realizada a notificação do caso em virtude do histórico de viagem para área com transmissão local.
“Por apresentar um bom estado de saúde geral, não necessitando de internação, a mesma foi devidamente orientada e encontra-se isolada em sua residência, e seguirá em acompanhamento até resolução do caso. Foi realizada coleta de amostra para exame e encaminhada ao laboratório de referência”, informou a vigilância em comunicado.
São Carlos
A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirmou, neste sábado (29), que o caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) do município foi notificado por Guarulhos. O homem de 36 anos estava em viagem pela Itália e chegou ao aeroporto na quinta-feira (27).
Em nota, a vigilância disse que o paciente, que mora em São Carlos, se enquadra nos critérios de definição de caso suspeito e irá adotar medidas de investigação, após o recebimento da ficha de notificação. Ainda não há informações sobre o estado de saúde e o local onde ele está.
Araraquara
A Prefeitura de Araraquara informou que um caso suspeito de coronavírus está sendo investigado no município. O paciente chegou recentemente de um país da Europa com casos da doença e apresentou sintomas semelhantes a um quadro gripal. O comunicado não informa o sexo do paciente, o país de onde veio e o local onde foi atendido.
“Por prevenção, seguindo o protocolo da OMS (Organização Mundial da Saúde), foi coletado material para realização dos testes de contágio do Coronavírus 19. Isso não significa a existência da doença no paciente, bem como nos seus familiares e pessoas do convívio que estão sendo monitoradas”, disse no comunicado.
Águas da Prata
A Prefeitura de Águas da Prata informou que um caso suspeito de coronavírus está sendo investigado no município. A paciente chegou recentemente da Itália e foi atendida no pronto-socorro, na manhã desta quinta-feira (27), apresentando sintomas suspeitos.
Em nota, a prefeitura disse que todas as medidas cabíveis foram tomadas, a paciente foi isolada na Unidade de Saúde durante o atendimento e, por motivo de segurança, os funcionários do pronto-socorro estão utilizando material de proteção, como máscara, jaleco, avental e luvas.
A coleta do material foi feita e está sendo enviada para o Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, onde os exames serão feitos. O resultado pode sair em 48 horas e a prefeitura pediu prioridade.
A paciente foi encaminhada para casa e orientada a permanecer na residência até que saia o resultado do exame.
Ribeirão Preto e Região
As prefeituras de Ribeirão Preto, Franca e Batatais informaram nesta sexta-feira (28) que acompanham novos pacientes com suspeita de coronavírus. Em Ribeirão Preto, o Hospital das Clínicas (HC) comunicou que monitora uma mulher de 72 anos. É o segundo caso em investigação na cidade, as amostras coletadas foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para testes.
Em Franca, a Secretaria de Saúde monitora o segundo caso. Segundo as autoridades, o paciente é um homem que viajou a Milão, na Itália. Ele passou por atendimento médico na quarta-feira (26) e apresentou sintomas semelhantes aos de pacientes infectados pelo Covid-19.
De acordo com a Secretaria, como os sintomas eram brandos, ele recebeu alta do hospital e segue sendo monitorado em casa.
Na quinta-feira (27), o último balanço divulgado pelo governo de São Paulo já apontava a segunda suspeita em Franca. O primeiro caso foi comunicado na quarta-feira, quando uma estilista de 36 anos procurou atendimento médico ao retornar da Itália. Ela também esteve em Milão e passou a ser acompanhada em casa pelos órgãos de saúde.
Já em Batatais, a Prefeitura emitiu um comunicado informando que um homem de 59 anos, recém-chegado de Madri, na Espanha, apresentou desconforto respiratório na quarta-feira e passou a ser monitorado.
Caso confirmado
O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (26/2), o primeiro caso de novo coronavírus em São Paulo. O homem de 61 anos deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, nesta terça-feira (25/2), com histórico de viagem para Itália, região da Lombardia. O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, investigava o caso desde então.
Rede de monitoramento do Governo do Estado de São Paulo
Na quarta-feira (26), o governo de São Paulo criou um centro de contingência para monitorar casos de coronavírus no estado. A decisão foi tomada depois que o primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado na capital paulista. Segundo o Ministério da Saúde, 20 casos estão em investigação, sendo 11 em São Paulo.
A função do centro de contingência será coordenar ações contra a propagação do Covid-19. O local será presidido pelo infectologista David Uip e contará com profissionais do Instituto Butantan e médicos das redes pública e privada, sob a supervisão do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
Com informações do G1/EPTV