Leme. “UNIVESP”. Dengue. DIPAM “A” e Campanha contra a Tuberculose
O prefeito lemense Claudemir Borges, do PSD, está tendo um reconhecimento muito grande junto a população do município, pois, juntamente com sua equipe de secretários e assessores altamente comprometidos e, com todo o funcionalismo, procura proporcionar o melhor para os contribuintes, bem como aos comerciantes e empresários.
Abaixo, segue o divulgado nesta quarta-feira, 16, pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, que por sinal, uma assessoria dinâmica que não sofre ingerências de secretarias, principalmente de governo.
UNIVESP abre inscrições para vestibular 2022
Totalmente gratuitos, os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem – Inscrições podem ser realizadas a partir terça-feira, dia 22 de março
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Educação informa que a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre na próxima terça-feira, dia 22 de março, às 10h, as inscrições o Vestibular 2022. Os interessados poderão realizar a inscrição pelo site – vestibular.univesp.br – até às 23h59 do dia 25 de abril. Para se inscrever é preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando, com a conclusão até o período de matrícula.
Para realizar a inscrição, o candidato deve se atentar preenchimento da ficha de inscrição, devendo cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queira, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2019, 2020 e 2021, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final.
A UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – é uma instituição pública voltada para a educação à distância (EAD), mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC. Seus cursos são oferecidos em parceria com a Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta.
Serão oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação), Engenharia de Produção e os novos, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). No polo da UNIVESP – Leme serão oferecidas 105 vagas, 35 por eixo.
Após um ano e meio de curso, os alunos do Eixo de Computação poderão fazer a escolha entre Bacharelado em Tecnologia da Informação (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (4 anos) e Bacharelado em Engenharia de Computação (5 anos). Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática e Pedagogia (todos com quatro anos de duração).
Os que optarem pelo novo Eixo de Negócios e Produção vão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) e Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).
Totalmente gratuitos, os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores. Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv.
Importante salientar que não há limite de idade para participar do processo seletivo e que o custo da inscrição é de R$ 45,00.
Todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção de taxa, desde que preenchidos os requisitos do programa. Para solicitar a isenção o candidato deverá realizar a inscrição entre as 10h do dia 22 de março e as 23h59 do dia 25 de março. O candidato deverá escolher no formulário de inscrição a opção “Isenção” ao responder à pergunta sobre a opção de pagamento da taxa de inscrição e indicar o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico.
Também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, aos candidatos que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação ou que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Para solicitar a redução de taxa o candidato deverá realizar a inscrição, entre as 10h do dia 22 de março e as 23h59 do dia 25 de março, clicar em “redução de taxa” e seguir as instruções.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 22 de maio, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 13 de maio. O início das aulas está previsto para agosto de 2022.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Educação, localizada na Rua Maria Augusta Thomaz, 133 – Centro, ou pelo telefone 3573.6300.
Leme registra apenas 2 casos de dengue em 2022
Situação é de controle, mas a população deve continuar colaborando com as ações de prevenção
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Núcleo de Controle de Zoonoses, informa toda a população sobre os dados e ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya realizadas no município.
O município registou apenas 02 casos da doença, 01 em janeiro e 01 em fevereiro de 2022. Ao todo, foram 21 notificações, sendo 18 resultados negativos e 01 que ainda aguarda resultado de exame. Os números representam uma queda nos casos registrados, comparando com o mesmo período no ano anterior (2021), onde foram registrados 02 casos positivos em janeiro e 11 casos positivos em fevereiro.
A queda no número de casos é reflexo das ações de combate realizadas pelo Núcleo de Controle de Zoonoses que realiza mutirões semanalmente, além das visitas “casa a casa” e da busca ativa nas regiões que apresentam casos com resultados positivos.
O controle da doença é um sinal importante de consciência e participação da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Como o Mutirão da Dengue é realizado pela procura “casa a casa” por criadouros, é necessário que a população permita a entrada dos agentes municipais, que se apresentam sempre devidamente credenciados. E, para que o mutirão alcance os resultados esperados, é importante que a população continue colaborando e mantendo seus quintais e terrenos limpos, sem objetos que possam acumular água.
O Núcleo de Controle de Zoonoses também informa toda a população que estará realizando, entre os dias 11 e 20 de abril, a nova ADL – Avaliação de Densidade Larvária, seguindo a metodologia estabelecida pela SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias com o objetivo de checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypti em diversas regiões do Município. Serão vistoriados centenas de imóveis no período, os agentes de controle de zoonoses estarão uniformizados, identificados e a colaboração da população em recebê-los é fundamental para a realização da avaliação.
Durante o período de ADL, entre os dias 11 e 20 de abril, os mutirões não serão realizados, sendo retomados no início do mês de maio.
Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci, 450 – Cidade Jardim, ou pelo telefone 3571.0295.
Secretaria de Finanças informa produtores rurais sobre o DIPAM “A”
Produtores rurais devem apresentar os talões de notas emitidas em 2021 até o fim do mês de março
A Secretaria de Finanças informa a todos os produtores rurais de Leme, que está realizando os atendimentos referentes ao DIPAM “A” 2022. De acordo com a legislação estadual do ICMS, a declaração DIPAM “A”, relativo às operações de saídas de produtos agropecuários no ano base de 2021, deverá ser entregue, impreterivelmente via internet, por meio do endereço www.pfe.fazenda.sp.gov.br, ou no Posto Fiscal de Limeira.
Com a finalidade de orientar os produtores rurais de Leme para o correto cumprimento das obrigações fiscais, bem como proceder ao preenchimento do respectivo formulário sujeito à declaração, a Coordenadoria de Fiscalização de Tributos prestará atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Para tanto, é necessário que o produtor rural compareça ao setor dentro do prazo legal, munido de seus talões de Notas Fiscais de Produtor, que comprovem as saídas de seus produtos agropecuários no ano base de 2021.
Os contribuintes que utilizam Nota Fiscal Eletrônica deverão enviar pelo e-mail [email protected] o arquivo “XML” das notas emitidas no exercício de 2021.
A Coordenadoria de Fiscalização de Tributos já realizou o atendimento de 362 produtores e alerta aos que ainda não compareceram, que se atentem a data limite para entrega da documentação.
Vale destacar que a entrega do DIPAM “A” não implica em qualquer recolhimento de taxa ou imposto pelo Produtor Rural. Pelo contrário, por meio da entrega da DIPAM “A”, o município pode aumentar a participação na arrecadação do ICMS e retornar em benefícios à população.
A Coordenadoria de Fiscalização de Tributos está situada a Rua Joaquim Mourão, 275 – Centro. Informações adicionais podem ser adquiridas pelos telefones 3571.0440 ou 3571.6528.
Campanha contra a Tuberculose vai até o dia 28 de março
O objetivo é orientar e realizar coleta de exame de escarro para detecção da doença e início do tratamento
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, informa sobre a realização da Campanha de Prevenção à Tuberculose. As ações têm como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e incentivar os cidadãos a realizarem o exame de escarro para detecção da doença e, com isso, iniciar o tratamento precoce dos casos.
A campanha acontece até segunda-feira, dia 28 de março, em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta, das 7h às 16h.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
SINAIS E SINTOMAS MAIS FREQUENTES
– tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus;
– cansaço excessivo e prostração;
– febre baixa geralmente no período da tarde;
– suor noturno;
– falta de apetite;
– emagrecimento acentuado;
– rouquidão;
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano de idade, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Vigilância Epidemiológica – CSII, localizada na Rua José Manuel de Arruda Oliveira, 150 – Bela Vista, ou pelo telefone 3573.6355.