Leme realiza mutirão de combate à Dengue e libera uso de máscara em local aberto
A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal da cidade de Leme/SP, está divulgando que os mutirões com o Aedes aegypti em toda área urbana e também do Decreto Municipal sobre o uso de máscaras.
Mutirão contra o Aedes aegypti no Jardim São Joaquim será realizado no dia 25 de março
O trabalho visa prevenir a incidência das doenças ocasionadas pelo mosquito, com o recolhimento de objetos que podem acumular água
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Núcleo de Controle de Zoonoses, informa mais uma etapa do Mutirão Municipal contra o Aedes aegypti. De acordo com o cronograma de ações, os trabalhos serão realizados na sexta-feira, dia 25 de março no Jardim São Joaquim, das 08h às 12h.
Com a participação de agentes do Núcleo de Zoonoses, agentes comunitários de saúde e funcionários da Secretaria de Serviços Municipais, o trabalho consiste no recolhimento e eliminação de materiais que possam acumular água, evitando assim a propagação de três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika vírus). Os pequenos objetos são recolhidos pelos Agentes Comunitários e do Núcleo de Zoonoses no dia do mutirão, e os materiais de grande volume descartados pela população são recolhidos na semana seguinte – a partir da segunda-feira – pela equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais.
Como o Mutirão da Dengue é realizado pela procura “casa a casa” por criadouros, é necessário que a população permita a entrada dos agentes municipais, que estarão devidamente credenciados. E, para que ele tenha os resultados esperados, é importante que a população colabore e mantenha quintais e terrenos limpos, sem objetos que possam acumular água.
Confira o cronograma do Mutirão da Dengue em suas próximas etapas:
SEXTA – FEIRA – 01 DE ABRIL
CONJUNTO HABITACIONAL VICTORIO BONFANTI
JARDIM ALTO DO SÃO RAFAEL
QUINTA E SEXTA – FEIRA – 07 E 08 DE ABRIL
VILA SUMARÉ
VILA SÃO JORGE
Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci, 450 – Cidade Jardim, ou pelo telefone 3571.0295.
Novo decreto torna facultativo o uso de máscaras em lugares abertos
O uso de máscara de proteção individual em ambientes fechados, continua sendo obrigatório
A Prefeitura do Município de Leme informa toda a população sobre a flexibilização do uso de máscaras de proteção individual contra a Covid-19, em lugares abertos.
Na última sexta-feira, dia 11 de março, foi decretado facultativo o uso de máscaras em lugares abertos no Município de Leme. A medida acompanha decisão do Governo Estadual, que anunciou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente aberto do Estado de São Paulo, na quarta-feira, dia 9.
Segundo o Governo do Estado a decisão levou em consideração os números da vacinação, sendo São Paulo o estado que mais vacina em todo o país, com mais de 101 milhões de doses aplicadas, além do registro de queda nos números de internações e óbitos.
A liberação do uso de máscaras é válida apenas para lugares abertos, o uso em lugares fechados continua sendo obrigatório, passível de fiscalização.
Estabelecimentos comerciais, como por exemplo, mercados, lojas, salas de aula, templos religiosos, cinemas, escritórios, bares, farmácias e espaços públicos são considerados espaços fechados de uso coletivo, onde o uso de máscara continua sendo obrigatório, assim como também, em transportes coletivos ou compartilhados (ônibus, táxi e carros de app) e áreas comuns de prédios e condomínios (corredores e elevadores, por exemplo).
O uso de máscara de proteção individual contra a Covid-19, continua sendo importante na prevenção da doença e mesmo com a flexibilização, seu uso continua sendo indicado em lugares abertos para pessoas que fazem parte dos considerados grupos de risco, como imunossuprimidos, gestantes, idosos e pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal indicado para seu grupo/idade.
A Secretaria Municipal da Saúde salienta que a população deve continuar evitando aglomerações, e que mesmo com a flexibilização do uso de máscaras em lugares abertos, é de suma importância que os cidadãos utilizem do seu bom senso na decisão de usar ou não o item de proteção individual.