Estudante de Santa Rita do Passa Quatro é aprovado em cinco vestibulares de exatas
Por G1 São Carlos e Araraquara
um estudante de 18 anos de Santa Rita do Passa Quatro (SP) teve um desempenho impressionante em vestibulares dificílimos na área de exatas. Em cinco provas, cinco aprovações.
Inspirado em seu pai, Atilio Pellegrino resolveu seguir carreira na matemática e foi aprovado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).
Além das aprovações, o jovem é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e já conquistou cinco medalhas de ouro na competição.
Inspirado pelo pai, estudante de Santa Rita do Passa Quatro irá cursar matemática (Foto: Rodrigo Sargarço/EPTV)
Rotina
O rapaz contou que tinha uma rotina rigorosa de estudos e dedicação. “Eu estudava aqui na escola das 7h ao meio-dia, cinco horas por dia e, à tarde, eu estudava em casa, no mínimo duas horas por tarde”, disse.
O incentivo veio do pai, que é professor de matemática e também teve que se dedicar muito para conseguir alcançar seu objetivo.
“Fiz faculdade à noite e trabalhando de pedreiro durante o dia. Então, no começo, era puxado. Chegava da faculdade meia-noite, 1h. Às 7h, tinha que começar na construção civil”, conta Antônio Pellegrino.
Aluno de Santa Rita do Passa Quatro já ganhou 5 medalhas de ouro na OBM (Foto: Rodrigo Sargarço/EPTV)
Recompensa
Tanto esforço deu resultado e o jovem estudante prestou cinco dos vestibulares mais concorridos do país. Em cinco provas, cinco aprovações e sem cursinho.
Atilio foi aprovado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).
Enquanto muitos candidatos sofrem para conseguir uma vaga em uma dessas universidades, o estudante do interior paulista teve o privilégio de poder escolher onde vai estudar. Ele optou por cursar matemática na FGV, no Rio de Janeiro.
“Se eu tivesse escolhido uma outra universidade, eu iria sair da minha cidade, não teria garantida a moradia nem a bolsa. E lá no Rio de Janeiro eu tenho garantido a moradia e a bolsa”, explicou.
Estudante de Santa Rita do Passa Quatro passou em 5 universidades (Foto: Rodrigo Sargarço/EPTV)
Reconhecimento
Aluno de escola pública, Pellegrino reconhece quem o ajudou a descobrir a fórmula do sucesso.
“Tem foco, perseverança, eu acho que muitas palavras definem esse menino. Ele é um menino de ouro mesmo”, disse a vice-diretora Maria Ângela Fantinato.