Delegado João Batista esclarece que seguiu o que determina o ECA, no caso dos adolescentes que não apreendidos
O delegado de Polícia Civil Judiciária de Pirassununga/SP, João Batista Fernandes, que atendeu a ocorrência apresentada pelos guardas civis municipais, versando sobre a abordagem à dois adolescentes que estavam com uma motocicleta furtada, onde os quais teria confessado que teriam comprado a referida motocicleta fez contato com nossa reportagem para esclarecer os fatos.
O delegado de polícia disse que seguiu o que estabelece o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – em relação ao caso, onde não se fazia necessário suas apreensões, informando ainda, que isto não quer dizer que devido suas não apreensões não significa que ficarão impunes. Os fatos serão apurados com todo o critério, tudo dentro do que estabelece. João Batista disse que devido ao feriado prolongado “tirou” 76 horas de plantão, sendo que não deixou de acompanhar, pessoalmente, nenhuma ocorrência apresentada no Plantão Policial.
Veja matéria anterior.
31/03/2018
Guardas Municipais Civis da cidade de Pirassununga/SP detiveram dois indivíduos com uma motocicleta furtada por volta das 10h30 da noite desta sexta-feira, 30. Apesar, que de um dos indivíduos detidos teria comprado a motocicleta, o delegado João Fernando Batista, isto de acordo com a GCM, nada fez o flagrante de receptação, liberando o acusado.
Do Furto
De acordo com um Auxiliar de Produção, 23, morador no Jardim Morumbi, zona sul da cidade, deixou sua motocicleta H/HONDA CG 125 TODAY, de dor preta, placas de Pirassununga estacionada, como acima mencionado na José Rafael Aad, no Jardim Morumbi, zona sul da cidade, sendo a mesma furtada.
Recuperação e suspeitos detidos
No meio da tarde deste sábado, 31, os guardas civis municipais Bueno e Cesar, realizavam patrulhamento pela região sudeste da cidade e, ao estarem nas proximidades da Avenida 6 de agosto. Visualizaram uma motocicleta, cuja características “batiam” a furtada no sábado em questão, momento em que determinaram através dos sinais sonoros que o condutor parasse a fim de ser fiscalizado, porém, o condutor empreendeu fuga.
Os guardas civis, Bueno e Cesar, iniciaram uma breve perseguição, logrando êxito em aborda a motocicleta com os dois indivíduos na altura dos 800 metros da alça de acesso da – SP 225 (trecho que liga a avenida 6 de agosto à rodovia).
Os suspeitos foram identificados como sendo dois adolescente de 17 anos, ambos moradores na Vila São Pedro, zona leste da cidade e, a pesar terem dito que teriam comprado a motocicleta, o delegado de polícia João Batista Fernandes, liberou os detidos, os quais saíram dando risadas da situação.
Também, participaram da abordagem os guardas civis municipais, Travagim, Magalini. Cleber e Batel.