PM que morreu em defesa da sociedade foi sepultado em Pirassununga
Foi sepultado as 09h00 da manhã deste sábado, 21, no Cemitério Municipal da cidade de Pirassununga/SP, o Cabo PM Elton Ricardo Cunha, 38, morto com cinco disparos de arma de fogo quando tentou eivar um roubo à um coletivo na capital paulista.
O policial que estava no interior do ônibus ao perceber que bandidos armados anunciaram o roubo e um deles seguia em sua direção sacou de sua arma e atirou contra os marginais. O policial acabou gravemente ferido e morreu no Hospital, um dos marginais foi morto no local na troca de tiros e um advogado de 23 anos, filho de um Sargento PM da Rota aposentado foi alvejado, vindo a óbito. Outras quatro pessoas, sendo duas mulheres e dois homens (passageiros do coletivo) também foram alvejados, mas não correm risco de morte.
Policiais Militares da 1ª Companhia do 7º BPM/M, com seus respectivos comandantes se fizeram presentes no enterro do policial, bem como policiais militares da 3ª Cia. PM do 36º BPM/, Guardas Civis Municipais, Bombeiros e Policiais Rodoviários do município de Pirassununga/SP.
ERRATA. Lamentalvelmente um erro de digitação foi colocado do na inicial de nossa matéria, mas, corrigido três minutos depois, mas a reportagem já tinha ido para o Facebook. Onde se leu no primeiro título; Policial Militar Pirassununguense morre ao tentar roubo em coletivo na capital paulista, mas corrigido três minutos depois com novo título; Policial Militar Pirassununguense morre ao tentar evitar roubo em coletivo na capital paulista; depois do sepultamente um novo título foi dado; PM que morreu em defesa da sociedade foi sepultado em Pirassununga.
Reveja o caso
O corpo do policial militar pirassununguense, Cabo PM Elton Ricardo Cunha, 38, que morreu em defesa da sociedade, quando dois marginais realizavam um arrastão (roubo) dentro de um ônibus de transporte coletivo na região metropolitana no ABC, mesmo estando de folga, na quinta-feira, 19, chegou ao Velório Municipal da cidade de Pirassununga/SP, por volta das 21h45 desta sexta-feira, 20.
O velório está acontecendo na Sala de número 2. O sepultamento está marcado para as 09h00 da manhã deste sábado, 21, (comemorado em todo o país como sendo o Dia da Polícia) no Cemitério Municipal da cidade.
Do ocorrido
Morreu no final da tarde desta quinta-feira, 19, o pirassununguense, Cabo PM Elton Ricardo Cunha, 38, que estava lotado na 1ª Companhia do 7º BPM/M, depois de tentar evitar um roubo no interior de um coletivo da Metra Sistema Metropolitano de Transporte. A tentava do roubo aconteceu às 15h45, de acordo com o boletim de ocorrência registrado as 22h39 no 26º D.P. no Sacomã, na capital paulista.
De acordo com o condutor do coletivo, um Mercedes Benz/Induscar Millen A, de cor prata, pertencente a empresa Metra Sistema de Transporte Metropolitano, com placas de São Bernardo do Campo/SP, Moises Paulo Coelho Arruda, 43 anos de idade, fazia o trajeto da linha (Jabaquara – Ferrazópolis) pela avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira (Jabaquara) uma avenida que fica paralela com a Rodovia dos Imigrantes, ocasião em que dois indivíduos adentraram no ônibus, sendo um deles de cor parda, aproximadamente 1,70 de altura, vestindo uma camiseta de cor clara e calça jeans, o qual sacou de uma arma e anunciou o roubo. Seu comparsa de camiseta preta e boné foi para o interior do ônibus.
Ainda segundo o motorista, em dado momento ouviu uma mulher discutindo com um dos marginais e momentos dois iniciou diversos disparos de arma de fogo, na sabendo precisar quantos, quando se abaixou e um dos marginais pediu para que ele abrisse, quando ao sair do coletivo que conduzia pode observar que diversas pessoas estavam feridas.
O Cabo Elton que estava no coletivo, segundo testemunhas aplicou uma gravata em um dos bandidos, tentando desta forma evitar o roubo, quando iniciou-se disparos de armas de fogo onde acabou sendo baleado e socorrido ao P.S. do Hospital Estadual de Diadema/SP, recebendo os devidos socorros, mas não resistiu aos cinco disparos sofridos e veio a óbito. Mesmo ferido o policial atirou contra um dos marginais que foi identificado como sendo Damião Barbosa Souza, 32, morador em Diadema/SP, o qual veio a óbito no local.
O Cabo Elton estava de folga e à paisana no ônibus, quando foi anunciado o assalto.
O Coronel PM Vanderlei Ramos, disse que o policial reagiu devido se sentir ameaçado; “foi atitude de sobrevida, pois, estando armado, e o marginal vindo para o seu lado e imaginando que você é policial, de todo o jeito você está exposto”, afirmou.
Feridos
Durante a troca de tiros, o advogado que tinha recebido recentemente sua carteira da OAB, Felipe Fhuschi Amaro, 23, morador no jardim Inamar – Diadema/SP foi baleado e socorrido ao Hospital Saboya, onde veio a óbito as 16h29.
Romila Alves Bezerra, 29, técnica de enfermagem, moradora no bairro de Heliópolis foi socorrida ao Hospital Estadual Mario Covas em Santo André/SP onde permaneceu internada e Neusa Maria Prado dos Reis, 57, moradora no Jardim Redil, ambos na capital paulista, foi socorrida ao P.S. do Hospital Saboya da cidade de Diadema/SP onde se encontra internada.
Emerson Silva Santos, 22, confeiteiro, morador no Jardim Santa Luzia, município de São Bernardo do Campo/SP, levou um disparo de raspão em seu braço direito sendo atendido no próprio local e liberado.
Genildo Pereira Leite, 63, técnico de agrimensura, morador na Vila São Paulo, capital, também foi levado para o Hospital Estadual Saboya com ferimentos leves, sendo medicado e liberado.
Moises Paulo Coelho Arruda, 43, motorista do coletivo foi ferido na cabeça por estilhaços de vidro também foi levado para o Hospital Estadual Saboya e liberado depois de medicado.
Velório e Sepultamento
O corpo do policial pirassununguense deverá chegar ainda no início da noite em Pirassununga/SP onde velado e sepultado na manhã deste sábado, 21.