Nova eleição para prefeito de Santa Cruz das Palmeiras, SP, é suspensa pelo TSE
Do G1 – São Carlos/Araraquara
A eleição para prefeito e vice-prefeito de Santa Cruz das Palmeiras (SP), marcada para 3 de junho, foi suspensa pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. A decisão foi dada na segunda-feira (14) e o ministro não se manifestou sobre o pedido de recondução do ex-prefeito Tiago Oliveira (PTB) ao cargo.
A chapa de Thiago de Oliveira e Josias Rabelo Junior foi cassada em fevereiro de 2017 por fraude na arrecadação de recursos para as eleições de 2016. A dupla foi eleita com diferença de 462 votos da chapa que ficou em segundo lugar.
Após a cassação, o prefeito se manteve no cargo por meio de recursos vários embargos de declaração, todos negados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que, em abril, marcou novas eleições municipais para Santa Cruz das Palmeiras (SP) após esgotarem todos os recursos possíveis.
Em 19 de abril, o presidente da Câmara de Santa Cruz das Palmeiras (SP), José Antonio Zanatta (PP), conhecido como Toninho Zanatta, assumiu temporariamente a prefeitura.
Mas Thiago Oliveira entrou com um recurso no TSE, junto com um pedido para permanecer no cargo até a decisão final do processo.
A decisão do ministro Barroso foi parcial e tratou apenas das eleições municipais, que ficam suspensas até a decisão final do TSE sobre o caso, e nada determinou sobre a cassação do prefeito e a perda dos seus direitos políticos por oito anos.
Para o advogado do ex-prefeito, Daniane Magia Furtado, a decisão de suspender a eleição foi um avanço. “Considerando que já foi um avanço de verificar a possibilidade de mudança da decisão pelo TSE com a suspensão da eleição e com base nisso estamos avaliando a possibilidade de reforçar o pedido de concessão integral [para o retorno de Thiago de Oliveira]”, afirmou.
O G1 tentou, mas ainda não conseguiu contato com o atual prefeito de Santa Cruz das Palmeiras, Toninho Zanatta.