Sérgio Reis, Rio Negro e Solimões e muito mais. Veja as atrações da 24º Semana Nenete
Nesta quarta-feira (6), a Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo realizou oficialmente o lançamento da 24º Semana Nenete da Musica Caipira.
Esta solenidade aconteceu nas dependências do Centro de Convenções “Prof.-Dr. Fausto Victorelli” e teve como atrações no lançamento, da Orquestra “Canarinhos da Viola” e o Grupo de Danças Parafolclóricas, que apresentaram alguns números para o público presente. Houve a definição de todas as 27 entidades e restaurantes responsáveis pelos ranchos caipiras e caipirões da Semana Nenete, que acontece entre os dias 12 e 15 de julho próximo.
Além das atrações culturais, também houve a “procissão” solene da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda da comunidade da Capela Rural de Santa Eufrosina, do bairro Campo Alegre, cuja bênção foi proferida pelo Padre José Antonio, pároco titular da Igreja Nossa Senhora Aparecida, da Vila Redenção.
• Medalha – Desde o ano de 2006, o Poder Público Municipal condecora as famílias que vieram ao município para trabalhar nazona rural e, até hoje continuam ligadas à ela, pela importante contribuição ao desenvolvimento de Pirassununga.
Ao reconhecer esta inestimável contribuição, o prefeito Ademir Alves Lindo – por meio do Decreto nº 3.156/2006, instituiu a “MedalhaHuquiles de Carli de Incentivo às Tradições Caipiras”. A comenda da cultura caipira destaca, também, cidadãos e instituições queatuam significativamente na preservação, divulgação e pesquisa, focadas da cultura popular tradicional no município.
Nesta 24ª Semana Nenete de Música Caipira, a municipalidade presta tributo à família Ambrósio – representada por EduardoAmbrósio de Araújo, 75 anos -; e à família Ignácio, representada por João Ignácio, 76 anos.
O título de “Personalidade Destaque do Ano/2018” será conferido ao violeiro e cantador, Sebastião José Rosa de Camargo, 82 anos.Durante 27 anos, Sebastião Rosa e sua esposa Neide Aparecida Carneiro de Camargo – Neide Carneiro –, de saudosa memória,formaram uma das duplas de maior sucesso da região: o Duo Guarani.
• Atrações – Após as apresentações da Orquestra “Canarinhos da Viola” e do Grupo de Dança Parafolclóricas, além das homenagens, um dos momentos mais aguardados foram as definições das atrações musicais que ocuparão os palcos da 24ª Semana Nenete.
Estarão no Centro Cultural de Eventos “Dona Belila”: quinta-feira (12 de julho), as atrações serão Ronaldo Viola Filho & João Carvalho, além do tradicional cantor sertanejo Sérgio Reis; na sexta-feira (13), será a vez da dupla Duduca & Dalvan além de Gino & Geno; sábado (14), é a vez de Felipe & Falcão e também, de Rionegro & Solimões; finalmente, no domingo (15), a atração é a dupla Guilherme & Santiago.
• Capela – No passado, as festas de Santa Eufrosina realizadas no dia 25 de setembro, no bairro rural Campo Alegre, reuniamcentenas de pessoas em torno da pequena capela e das edificações que existiam.
É daquela comunidade de Santa Eufrosina, situada à margem da Rodovia Euberto Nemézio Pereira de Godoy (SP-201), cerca de 4kmapós o distrito de Cachoeira de Emas, sentido Santa Cruz das Palmeiras, que virá este ano a imagem da padroeira da Semana Nenete,Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Semana Nenete de Música Caipira.
No local, hoje, além da capelinha, um túmulo fictício da menina Eufrosina (que não é a santa), algumas coberturas, restam paredes ealicerces de uma escola que ali existia e as ruínas do que um dia foi a “casa dos milagres”. Na Capela de Santa Eufrosina as missassão celebradas durante o dia.
A propriedade pertence à família Pavani; ali, em meados do século XIX, ocorreu o mais importante episódio relacionado à fé popularque se tem notícia na região: a história da menina Eufrosina que, aos 16 anos, morreu vítima de hanseníase (…), renasceu curada emorreu de novo. O acontecimento reuniu fiéis da região que lá se dirigiam em busca de uma graça e que acabaram assistindo suamorte no dia e horário que ela própria antecipou.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo desenvolve projeto para ser encaminhado ao CONDEPHAAT (Conselho de Defesa doPatrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), para, depois, configurar o fato como Patrimônio Imaterial da Cultura doMunicípio, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).