Ex policial civil é preso pela GCM por porte ilegal de arma, após brigar com um irmão
Na noite desta sexta-feira (7), a Guarda Civil Municipal de Pirassununga realizou a prisão em flagrante de um ex-policial civil, de 46 anos, pela zona sul da cidade. Inicialmente o atendimento seria de um caso de lesão corporal envolvendo dois irmãos, mas a ocorrência foi encerrada com registro de porte irregular de arma (inclusive de uso restrito) e porte de drogas.
De acordo com o boletim de ocorrências, por volta das 19 horas, os GCMs Enéas e Batel estavam em patrulhamento quando foram destacados a comparecerem ao local devido a uma desavença entre irmãos de 36 e 46 anos. Ao chegarem, tomaram conhecimento que houve luta corporal entre os dois. O mais novo informou que havia drogas no quarto de seu irmão mais velho.
Foi feita vistoria no cômodo onde foram encontradas três munições de calibre 45 mm, três de calibre 32 mm, uma de calibre 380, uma calibre 22 e outras duas munições não letais calibre 12, além de carregadores dos calibres 380 e 40. Também foi localizado um envolto plástico contendo cocaína, placas de carros da cidade de Pirassununga e uma caixa com vários lacres do Detran.
O irmão mais novo disse que havia brigado com o acusado por motivos de posse da residência em que vivem. O suspeito afirmou que as munições e os carregadores eram da época em que trabalhava como carcereiro, quando tinha regular porte devido à função que desempenhava na Polícia Civil.
Sobre as placas, o acusado disse que logo após ter sido demitido, trabalhou em uma empresa que realizava emplacamentos e que clientes pediam para guardá-las, para que o prazo de instalação – que é de 30 dias – não vencesse. Ele negou que a droga fosse de sua propriedade.
Ainda segundo o BO, no Plantão Policial, foi feita pesquisa quanto às placas e constatado que uma delas era de um veículo roubado por duas vezes em Campinas. No entanto, a tarjeta que se encontra na placa era de Pirassununga, o que afastava a hipótese de um crime de receptação.
Após as providências tomadas, o delegado João Fernando Baptista determinou a prisão do homem, que foi encaminhado à cela especial da Central de Vagas devido sua condição de ex-policial civil. Também foi emitido comunicado à Corregedoria Auxiliar do Deinter 9 de Piracicaba, o delegado seccional e a delegada titular do município. Também trabalharam na ação os GCMs Cesar, Bercke, Bueno e Rosada.
O suspeito aguarda por audiência de custódia.