Motorista simula roubo e acaba preso com porterio e comerciante por receptação
Um motorista, seu ajudante e um comerciante foram presos em flagrante durante o dia desta quarta-feira, 18, em vários artigos do Código Penal Brasileiro. A princípio, o motorista que foi preso em flagrante na cidade de Araras/SP, foi enquadrado nos crimes de Apropriação Indébita, Comunicação Falsa de Crime ou Contravenção, Promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa. Já, seu ajudante e um comerciante foram presos na cidade de Tambaú/SP e, enquadrados nos artigos de Receptação Qualificada, Furto, Associação Criminosa e Furto de Veículo.
As fotos (abaixo) foram feitas pela nossa equipe de reportagem no momento em que o motorista que simulou o roubo chegava na Central de Vagas da cidade Pirassununga/SP, onde aguarda por audiência de custódia, também no Fórum da cidade de Araras/SP nesta quinta-feira, 19. Os dois outros homens presos em Tambaú/SP foram levados para a Cadeia Pública da cidade de Casa Branca/SP, aonde aguardam por audiência de custódia.
Ao menos foram cinco boletins de ocorrências registrados durante o dia desta quarta-feira em questão envolvendo a mesma situação. Dois deles de menor interesse jornalístico foram da localização do caminhão apreendido e de sua liberação, mas outros três registros merecem serem esmiuçados, pois, no futuro, por todo o simulado ser transformado em Livro, Novela ou porque num Longa-metragem.
Abaixo, os três principais boletins de ocorrências registrados onde ocorreram as prisões dos suspeitos.
Tambaú
De acordo com o boletim de ocorrência apresentado pelos policiais civis Adenilsom e Fábio, registrado pouco mais das 09h45 da manhã da quarta-feira, 18, na Delegacia Judiciária da cidade de Tambaú/SP, os mesmos foram direcionados para a rua Benjamin Constant, 135, a fim de averiguar um possível desviou de carga de botijões de gás.
De acordo com a ocorrência policial, o caminhão da marca Mercedes Bens, de cor cinza, com placas da cidade de Vargem Grande do Sul/SP, teria saído de sua rota, isto conforme o sistema de rastreamento e, ido para o Depósito de Gás de propriedade do comerciante Lucas Canuto.
Os policiais civis, ao chegarem no referido local viram quando o comerciante Canuto, 25, seu empregado e o porteiro da empresa em questão, José Pereira da Silva Filho, 53, realizavam o descarregamento dos botijões dos referidos botijões de gás. Ainda, de acordo com os policiais, o motorista (posteriormente preso em Araras/SP), tinha deixado o local.
Os três suspeitos foram levados para a Sala de Flagrantes da Polícia Judiciária, onde o comerciante Canuto disse que seu empregado nada tinha a ver com a situação, enquanto que José Pereiro informou que teria sido contratado pelo motorista do caminhão para ajudar na descarga dos quinhentos e setenta e seis (576) botijões de gás (P – 13) e doze (12) botijões (P – 15).
José Pereira da Silva Filho, 53, morador no Jardim Bela Vista, na cidade de Tambaú e, o comerciante Lucas Canuto, 25, que tem como residência o Jardim Miguel Mazza, foram presos em flagrante pelo delegado de polícia, José Américo Marchezi, todos dos artigos do CPB; Receptação Qualificada, Furto (botijões de gás), Associação Criminosa e Furto de Veículo (caminhão). Ambos foram levados para a Cadeia Pública da cidade de Casa Branca/SP onde passarão por audiência de custódia.
Roubo
De acordo com o boletim de ocorrência apresentado pelos policiais militares Casemiro e Gregório, junto à Polícia Judiciária da cidade Araras/SP, por volta das 13h40 da tarde desta mesma quarta-feira, 18, foram acionados via COPOM – 190 – para a rua Maria Marsson Sia, Posto de Combustível conhecido como “nogueirense”, município de Arthur Nogueira/SP.
Os policiais militares ao chegarem ao local encontraram a “suposta” vítima, o motorista Djalma Antunes Lima, 33, morador na cidade Arthur Nogueira, o qual informou que no final da madruga deste dia em questão ao pegar o caminhão, a fim de descarregar em um depósito de gás na cidade de Pirassununga teria sido rendido por dois indivíduos.
Ainda, segundo Djalma foi levado na “boleia” do caminhão até a cidade de Pirassununga (onde ocorreria a primeira entrega), mas, na primeira entrada da cidade foi retirado do caminhão e levado para um veículo de passeio e abandonado ao longo da SP – 191, região do Jardim das Nações, na cidade de Araras. Durante a ocorrência, o motorista disse que tinha feito contato com seu patrão e que a carga roubada, bem como o caminhão tinham sidos encontrados na cidade de Tambaú.
Apropriação indébita, Comunicação falsa de crime e Organização criminosa
O delegado de polícia Judiciária de Araras, Luiz Marcelo de Castro Roston, da Delegacia de Polícia Judiciária da cidade de Araras, autuou em flagrante, o motorista Djalma Antunes Lima, 33, morador na cidade Arthur Nogueira, pelos crimes de Apropriação indébita, Comunicação falsa de crime e Organização criminosa, após a apresentação e dos levantamentos investigatórios feitos em conjunto pelo policial civil Fábio e pelo policial militar Casemiro, os quais realizaram pesquisas até chegaram a conclusão do envolvimento do motorista, do comerciante e do porteiro.
Caso sejam condenados poderão cumprir uma pena de 8 a 15 anos de reclusão, isto somando-se todos os artigos que o trio foi enquadrado.
Roubos
No mes de máio e dezembro, do ano de 2016, o motorista Djalma registrou dois roubos, ambos registrados nas cidades de Ampáro e Jaguariúna. A polícia deverá investigar se o suspeito preso, não teria feito Falsa Comunicação.