Apae de Pirassununga receberá mais de R$ 4 milhões de reais por ano do Ministério de Saúde, um trabalho do vereador Naressi e do Deputado Baleia Rossi
No final da tarde, início da noite desta terça-feira, 14, o Ministro da Saúde, Gilberto Occh, assinou o termo de habilitação Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE de Pirassununga/SP como Centro Especializado em Reabilitação – CER – um trabalho de quase dois anos do vereador Vitor Naressi (MDB) e do Deputado Federal Baleia Rosssi. O presidente do legislativo de Pirassununga, Leonardo Francisco acompanhou a assinatura da portaria que credenciou a entidade.
Segundo a assessoria do ministério, o repasse anual da habilitação da APAE de Pirassununga ultrapassa R$ 4 milhões de reais para implantação do sistema de atendimento e reabilitação de pacientes. No caso da APAE CER nível 4, assistindo as modalidades auditiva, física, intelectual, visual.
O pedido de credenciamento para o CER já vinha de longa data, pelo menos quatro anos. De acordo com o vereador Vitor Naressi (MDB), que foi uma das pessoas que encabeçou o processo desde o dia 27 de fevereiro de 2016, antes mesmo de ocorrer às eleições daquele ano, onde naquela oportunidade juntamente com o Sr. Moacyr Fonseca – Presidente da APAE de Pirassununga esteve solicitando a intercessão do Deputado Federal Baleia Rossi na luta pelo credenciamento.
O vereador destaca a participação do Deputado Federal Baleia Rossi que é líder do PMDB na Câmara dos Deputados, e muito próximo do Presidente Michel Temer, e nos últimos anos vinha se empenhando junto ao Ministro da Saúde, e em várias audiências com o atual ministro Gilberto Occhi para que este credenciamento fosse realizado pelo Governo Federal.
Vitor ainda relembrou que logo após está agenda, a APAE recebeu a visita do assessor do Deputado, Sr. Alexandre Villela que visitou as instalações da entidade no dia 6 de junho de 2016 conhecendo o trabalho e buscando informações necessárias para começar mais uma etapa deste processo longo que demorou vários anos. Nesta oportunidade acompanhou a visita o jovem Bruno Ortega que realizava tratamento e dizia da importância da APAE para a comunidade pirassununguense.
O vereador registrou todo o processo com imagens anexadas nesta matéria, e afirma que foi uma luta de várias pessoas da cidade, e inclusive da região, onde esteve junto com o Presidente da APAE no dia 11 de julho de 2017, em reunião com o então Governador Geraldo Alckmin para pedir apoio neste processo através da Prefeita Patrícia Capodifoglio da cidade vizinha de Santa Cruz da Conceição uma vez que após aprovação e liberação dos recursos a entidade atenderá regionalmente.
Em setembro de 2017, Vitor esteve em Brasília, oportunidade que solicitou vários recursos para Pirassununga, e aproveitou para estar no Ministério da Saúde verificando o andamento do processo para habilitação APAE no Programa do Governo Federal. No mesmo ano, no mês de dezembro, um grande passo foi divulgado, a solicitação de documentação do ministério permitindo que a entidade fosse credenciada, nesta oportunidade o vereador esteve registrando o momento com o Presidente Moacir e com o Sr. Landgraf membro da APAE.
Vitor enfatizou que foram diversas viagens para São Paulo, Ribeirão Preto e também Brasília, e com a ajuda de varias pessoas esteve participando de reuniões, enviando diversos requerimentos para que este processo pudesse dar certo, e agora chegou o momento de comemorar e ficar muito feliz como toda a comunidade que precisa da APAE, assim como seus familiares e também funcionários.
Os CERs são unidades voltadas para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial. O diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação precoce dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional. Existem três categorias de CER – a II, a III e a IV, números que correspondem à quantidade de modalidades de reabilitação oferecidas.
Desta forma, a partir do momento em que o Governo Federal iniciar o processo de repasse de novos recursos à entidade estará habilitada a atender não somente pacientes de Pirassununga, mas também de Leme, Araras, Conchal, Santa Cruz da Conceição e Analândia.
Saiba como funciona o Centro Especializado em Reabilitação:
SO Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território. É organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual, visual).
Trajetória
A primeira foto, mostra o vereador Naressi e o Deputado Baleia Rossi, tendo ao lado o vereador Leonardo, na segunda, vereador Naressi ao lado do Ministro da Saúde, onde o presidente do legislativo de Pirassununga fez questão de prestigiar o coléga do partido.
Em outras fotos, o vereador Naressi, tendo ao lado o amigo Bruno Ortega, o presidente da APAE, Moacir Fonseca, ao lado de Baleia Rossi em seu escritório político em Ribeirão Preto/SP.
Sempre atuante, o vereador foi convidado pela prefeita de Santa Cruz da Conceiçãp/SP, Patrícia Capodifóglio, para participar de um evento com o governado Alckimim, momento em que levou o presidente da APAE.
Em outra, o vereador aparece em frente ao Ministério da Saúde no Distrito Federal, isto em Setembro de 2017 (em busca da aprovação do CER para a APAE). Outra foto ao presidente da APAE e do diretor Landgraf, depois de uma conversa telefônica entre o vereador e o Deputado Baleia Rossi. Na última, uma reunião derradeira entre o presidente da APAE, o vereador Naressi e Baleia Rossi.