Presidente Bolsonaro visita Pirassununga para participar de cerimônia na FAB
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumpriu agenda em Pirassununga (SP) na sexta-feira (9), onde participou da cerimônia de entrega de espadins a 205 novos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA). Na tribuna do evento foi ladeado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, prefeito Dr. Dimas Urban, comandante da AFA, Brigadeiro do Ar, Marcelo Gobett Cardoso e demais autoridades.
Essa é a terceira vez que Bolsonaro acompanhou uma solenidade na cidade desde que foi eleito, em 2018. A última passagem do presidente pela região foi há seis meses, também em evento da Força Aérea.
A comitiva do presidente reuniu, Walter Braga Netto, ministro da defesa, Onyx Lorenzoni, ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Milton Ribeiro, ministro da educação, Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da casa civil, Carlos Alberto França, ministro das relações exteriores, Marcos Pontes, ministro da ciência e tecnologia e o General Heleno, chefe do gabinete de segurança institucional.
Além deles, também estavam presentes o senador Luiz Carlos Heinze (PP) e os deputados federais Bibo Nunes (PSL), Marcelo Moraes (PTB), Sanderson (PSL), Paulo Caleffi (PSD) e Osmar Terra (MDB).
Bolsonaro chegou na cerimônia usando máscara e durante quase todo o evento permaneceu com o item de proteção. Porém, no momento de cumprimentar os cadetes na entrega dos espadins, ele retirou o utensílio.
Neste evento, os militares também usavam máscara. Houve aglomeração durante a formatura no momento em que Bolsonaro tirou fotos com os cadetes.
A cerimônia terminou por volta das 11h. Às 12h01, o avião com a comitiva presidencial decolou da AFA.
Espadim
A entrega da pequena espada chamada espadim, que é o símbolo do cadete, é um dos marcos na formação dos militares que seguem rumo ao Oficialato na Força Aérea Brasileira (FAB).
Por conta da pandemia de Covid-19, a cerimônia foi adequada às medidas necessárias de prevenção ao coronavírus e há número limitado de convidados e familiares, sendo obrigatório o uso de máscara para todos os presentes.
Segundo a AFA, só participam do evento os militares que estão diretamente envolvidos com a cerimônia.
Árion
Os 205 cadetes fazem parte da turma que recebeu o nome Árion, que é descendente dos deuses e visto como o mais veloz dos seres alados na mitologia grega.
Dos 205 cadetes, 138 são aviadores, 42 intendentes e 22 de infantaria. Desses, 171 são homens e 34 são mulheres. Três cadetes também são de Nações Amigas: Benin, Senegal e Togo.
Com informações do G1 São Carlos