Policiamento Ambiental recebe visita de grupo dos Sentinelas do Rio Mogi Guaçu
Neste domingo (28), um grupo de ativistas do Meio Ambiente estiveram visitando o 1º Pelotão da Policia Militar Ambiental de Pirassununga/SP, localizado em Cachoeira de Emas.
O comandante, 1º Tenente PM Ivo Fabiano Moraes recepcionou o grupo oriundo das cidades de Mogi Guaçu e Mogi Mirim, os chamados Sentinelas do Rio Mogi Guaçu estiverem conhecendo a estrutura do 1º Pelotão de PMA e também do maior berçário de peixes de água doce do estado de São Paulo que é Cachoeira de Emas.
O grupo esteve na Barragem de Emas observando a antecipação do fenômeno chamado de Piracema, onde os peixes sobem para a cabeceira dos rios para realizar sua reprodução.
O período de Defeso contribui para a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros. Na maior parte do Brasil, o defeso começa a partir do dia 1 de novembro e se estende até 28 de fevereiro do ano seguinte.
Entre o período de outubro e fevereiro, diversas espécies continentais entram no período de Defeso.
O Defeso é uma medida preventiva que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, a fim de garantir a reprodução de espécies nativas ou ainda de seu maior crescimento.
O vereador Vitor Naressi (MDB), esteve presente durante a visita e falou da importância da Policia Militar Ambiental para a manutenção e preservação das espécies não somemte no Rio Mogi Guaçu, mas nos rios do Brasil.