“Operação Caçador”: Polícia detém suspeitos, prende um e deixa de apreender objetos e gados sem notas
O pátio da 3ª Cia. PM (Pirassununga) do 36º BPM/I, serviu no final da madrugada desta quarta-feira, 2 de junho de 2021 como ponto de encontro entre policiais militares e civis e guarda civil municipal, onde foram traçadas estratégicas para o cumprimento de seis (6) Mandados de Buscas e Apreensões autorizados pela justiça.
A “operação” batizada de Hunter ‘no português significa CAÇADOR’, foi devido investigações realizadas pelos policiais civis da Central de Polícia Judiciária de Pirassununga, isto devido as abordagens feitas pelo policiamento de área e ambiental, onde informações eram enviados para a “Inteligência” da PCJ, que após levantamentos, os policiais do departamento especializado enviaram um relatório para a delegada de polícia chefe, Tatiane Cristina Parizotto, que solicitou os Mandados de Buscas e Apreensões ao Poder Judiciária, sendo todas as seis solicitações autorizadas.
O objetivo da “operação” é o combate aos crimes contra o patrimônio em propriedades rurais do município de Pirassununga, em busca de objetos e de gado furtados ou roubados, apetrechos usados em crimes, armas de fogo e tráfico de drogas.
A “operação” foi deflagrada de forma simultânea em seis (6) imóveis na zona urbano e rural, onde no final, três (3) indivíduos foram presos em flagrante, sendo 02 por Posse irregular de Arma de Fogo e 01 por tráfico de drogas e consequente apreensão de 02 espingardas, munições intáctas e deflagradas, 10 porções de tamanho médio de maconha, quase 50 kilos de carne congelada de origem duvidosa, máquinas elétricas para averiguação, apetrechos para fazer munição (pólvora, chumbo) e vários outros objetos relacionados.
Também foi detida uma mulher na posse de 12 gramas de maconha e finalizando a operação, foi apreendida uma makita de origem suspeita. Participaram 20 Policiais Civis em 09 Viaturas, 34 Policiais Militares em 11 Viaturas e 04 Motos e Equipe da ROMU da GCM Pirassununga.
Os fatos foram registrados nos RDOs 421/2021, 422/2021 e 900057/2021 da Del. Pol. Pirassununga e 817/2021 e 818/2021 do 1o D.P. Pirassununga.
Caso a Caso
Abaixo nossa reportagem enumera passo a passo dos boletins de ocorrências registrados e suas finalizações.
– B.O. 421/2021: Na rua Antônio Bianco, Jardim Mileniun, zona leste, foi localizado em posse de Odair, 45, que se diz açougueiro, uma máquina de corte elétrica “Makita”, sendo que o suspeito informou não ter nota fiscal da mesma, pois, teria ganhado de seu pai, sendo a mesma apreendida para investigação. O suspeito foi liberado.
– B.O. 422/2021: Em um Sítio localizado ao longo da Vicinal Rafael Rosolen, região sul/sudeste do município, três (3) cartuchos intactos para arma de calibre .22; uma (1) espingarda de pressão, uma espingarda da marca Rossi, calibre 28, além de um aparelho de telefone celular e um papelote contendo maconha, sendo o mesmo pesado 10 gramas.
O suspeito identificado como sendo Rui, autônomo, foi autuado em flagrante e deixou a Central de Polícia Judiciária pela porta da frente após pagar fiança no valor de R$ 2.000.00 reais.
– B.O. 817/2021: Num imóvel localizado na rua José Augusto, Vila São Guido, onde reside o indivíduo Paulo, 51, que se identificou como sendo auxiliar de mecânico, foram localizados 95,13 gramas de pólvora, fios e cabos elétricos, instrumento de precisão (dosador de pólvora), 317,75 gramas de chumbos, dois cartuchos calibre 36 deflagrados, um (1) rolo de papel filmes, um telefone celular, uma faca da marca “Fish”, quarenta e cinco (45) de carne bovina congelada parcialmente picada e uma porção de maconha que pesou 97,91 gramas, a carne apreendida foi depositada em nome do advogado do suspeito. Paulo permaneceu preso a disposição da justiça por suspeita de tráfico de drogas.
– B.O. 818/2021: Em um Sítio localizado ao longo da SP – 215, sentido cidade de Analândia, que praticamente faz de divisa dos municípios de Pirassununga/Santa Cruz da Conceição, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, um homem de nome Henrique, 59, que se identificou como sendo motorista e outro indivíduo detido, sendo identificado como sendo José, 32, o qual disse ser servente.
Neste Sítio, foram apreendidos uma (1) máquina de solda elétrica, seis cartuchos calibre 44, sendo três intactos e três deflagrados, três munições calibre 36, sendo um intacto e dois deflagrados e uma espingarda calibre 36.
Após pagar fiança, Henrique, que segundo a polícia possuir vasta passagem criminal saiu conversando e sorridente pela porta da frente do 1º DP. Nesta propriedade, foram localizadas dezenas de animais (Vacas, Bois, Cabras e Carneiros), todos sem nota fiscal e de origem desconhecidas não foram apreendidas, além de couros, moedor de carne, misturador entre outros, onde o delegado não fez as respectivas apreensões para investigação.
– Termo Circunstanciado (T.C.) 900057/2021: Em uma propriedade rural localizada no bairro do Amorim, uma mulher de 30 anos, foi detida por porte de drogas, onde em seu guarda roupas foi encontrada a quantia de 12.3 gramas de maconha, a qual após ser ouvida na Central de Polícia Judiciária e qualificada foi liberada.
Ficaram a frente a “operação” a delegada de polícia civil judiciária, Dr. Tatiane Cristina Parizotto, o Capitão PM Neymar Pereira dos Santos, comandante da 3ª Cia. PM e o investigador chefe de polícia Domingos, onde 20 policiais civis de Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Leme e de Araras em nove viaturas, 34 policiais militares das Companhias do 36º BPM/I, além do BAEP (Canil) de Piracicaba, de quatro homens de ROCAM e a equipe de ROMU da GCM de Pirassununga, também em algum momento ocorreu a participação da Polícia Militar Ambiental.
Informações e Fotos – PCJ de Pirassununga