Doria chamou o Meirelles que diminuirá o tempo para abertura de empresas no estado
Durante a posse do novo governador do estado, João Doria (PSDB), assinou a posse do novo secretário de Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles que foi candidato a presidência pelo MDB concorrendo com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
Meirelles (MDB), foi empossado na terça-feira (1º) em cerimônia ocorrida no Palácio dos Bandeirantes, e seu primeiro ato foi anunciar a desburocratização como sua primeira medida facilitação da abertura de empresas. Atualmente, existem casos de solicitação de abertura de empresas que duram até cem dias para que ser registrada e aberta.
Segundo o novo secretário, o governo já tem estudos prontos que vão levar o tempo para menos de dez dias e no final do processo 3 dias. Meirelles prometeu implantar a simplificação tributária para facilitar a vida do contribuinte.
Perfil
Meirelles é o sexto ministro do governo Michel Temer (MDB) a integrar a equipe do tucano. Ex-ministro da Fazenda, ele deixou o cargo para concorrer ao cargo de presidente da República neste ano.
Ele presidiu o Banco Central durante a gestão do do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Meirelles nasceu em Anápolis, em Goiás, tem 73 anos, e é engenheiro formado pela USP, com mestrado em economia e administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi o mais longevo presidente do Banco Central, cargo que ocupou entre 2003 e 2011. Ficou no comando da Fazenda de entre 2016 e 2017 e foi o único brasileiro ocupar o posto de presidente mundial do BankBoston, onde trabalhou por 28 anos.
Também foi diretor do banco de investimentos Lazard Americas e senior advisor da gestora global KKR e fez parte dos conselhos de administração de varias instituições e empresas. Em 2002, foi eleito o deputado federal.