Corpo de Bombeiros de São Paulo completa 141 anos de existência
Corporação foi criada em 1880, após incêndio destruir biblioteca da Faculdade de Direito e arquivo do Convento de São Francisco
“Nossa vida é lutar pelo povo. No incêndio e no salvamento. Se o destino está sempre em jogo, só Deus nos dá seu alento”. Os versos da canção dos Bombeiros, de autoria do Sd PM Luiz Alberto Rocha, são os que melhor definem a trajetória dessa instituição, que salva vidas e celebra nesta quarta-feira (10) o aniversário de 141 anos.
A criação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo está relacionada ao incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, na Capital, em fevereiro de 1880. O episódio causou consternação e levou a um discurso indignado do então deputado Ferreira Braga, que destacou a necessidade de uma cidade “tão rica quanto populosa” como São Paulo ter um corpo de bombeiros.
Então, em 10 de março de 1880, a Assembleia Legislativa provincial estabeleceu a Lei nº 6, que autorizava o Governo a organizar uma seção de bombeiros com 20 integrantes e a adquirir os equipamentos necessários ao cumprimento da missão.
Ao longo desses 141 anos, o Corpo de Bombeiros cresceu e se tornou uma das referências em resgates, salvamentos e combate a incêndios, além de ser a responsável por coordenar o sistema de emergências. Atualmente, a corporação é composta por 20 Grupamentos de Bombeiros (GB) distribuídos no Estado, um Grupamento Marítimo (GBMar), com sede em Guarujá, além dos comandos da Grande São Paulo, do Interior, e de outras unidades administrativas e operacionais.
O efetivo conta com mais de oito mil homens e mulheres e tem o apoio de 2,4 mil viaturas. Somente em 2019, esses homens e mulheres que colocam a vida em risco para salvar o povo atenderam 4,3 milhões de ligações pelo telefone 193 (emergência) e realizaram 236,9 mil resgates, 69,7 mil salvamentos e 51,4 mil incêndios. Também foram promovidas 5,5 mil ações educativas, 77 mil prevenções em praias e balneários e socorridas 247,3 mil vítimas.
As fotos são dos valorosos homens do Corpo de Bombeiro de Pirassununga desde o Subtenente PM ao Soldado PM.
Informações: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/corpo-de-bombeiros-de-sao-paulo