“Entendeu? Inferno!”, onze pessoas autuadas sem máscara e comércios lacrados
A Secretaria Municipal de Segurança Pública do município de Pirassununga/SP, liderada pelo secretário Paulo André da Silva Tannús, deu iniciou na tarde de sexta-feira, 5, a operação batizada de “Entendeu? Inferno!”, fiscalizando o comércio em geral quanto ao exercício dos protocolos sanitários previstos para o enfrentamento a pandemia originada pelo COVID-19.
A ação foi realizada pela Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Fiscalização de Posturas, atendendo denúncias sobre infrações cometidas por comerciantes, como não controlar o fluxo de clientes nos estabelecimentos, extrapolar o horário de funcionamento e realizar a atividade em desacordo com o estabelecido, entre outras condutas.
De acordo com informações, um Supermercado de uma Rede foi autuada pelo não cumprimento do Decreto que estava valendo até a meia noite de ontem, caso o fato tivesse ocorrido no sábado, 6, fecharia por 7 dias.
Ao todo, foram 14 estabelecimentos comerciais fiscalizados, 4 destes interditados e autuados. Dos estabelecimentos fiscalizados, alguns foram impedidos de exercer funcionamento pela incompatibilidade entre a atividade exercida e a descrição contida na licença municipal.
As equipes percorreram diversos pontos da cidade e além dos estabelecimentos fiscalizados, 11 pessoas foram autuadas por não utilizarem máscara de forma correta, transitar ou permanecer em área pública após o “toque de recolher”.
Destas onze pessoas autuadas, todas irão responder criminalmente devido ao artigo 268 do Código Penal Brasileiro, Art. 268 – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:
Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa.
Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.
Omissão de notificação de doença.
O cidadão pode colaborar com a fiscalização denunciando através do telefone 3561-1333 ou 153. O atendimento acontece 24h.
Com informações e fotos da SSPM de Pirassununga
Governantes de merda que temos! Tudo por poder! Vergonha dessa politicagem, vergonha desses policiais! Pior que é só o começo dessa grande fraudemia. Se o povo se unisse e concordasse em abrir tudo, queria ver esses governantes continuarem fazendo essa palhaçada com quem paga o salario gordo deles.
Hipócritas , safados !
E os guardas, serão autuados no 268 também?
Uma pena que guardas municipais em reunião não obedecem as regras sanitárias e permanecem sem máscaras. Creio que a boina deixa um imune e o outro deve ser o uniforme.
“Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”
Só acho que não devia generalizar a situação. Uma boa conversa e com as pessoad resolveriam a situaçao.amanhã quando o agente acorda talvez se arrependa do ato.
Prevalece o bom senso.
Corta o salário do Tannus até o estado voltar à fase verde só pra eu testar um negócio aqui rapidão…