PM Ambiental comemora Jubileu de Ouro do 1º BPMA
O primeiro dia do mês de março, começou com uma importante comemoração para o Meio Ambiente do Estado de São Paulo, onde o Capitão Ilgges, comandante da 7ª Cia. de PMA, com sede na cidade de Rio Claro/SP, coordenou junto aos 1º, 2º e 3º Pelotões, respectivamente localizados nas cidades de Pirassununga, São João da Boa Vista e Rio Claro, realizou uma Solenidade ao Jubileu de Ouro da criação do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.
Todo efetivo operacional e administrativo em suas respectivas sedes procedeu com o hasteamento dos Pavilhões nas respectivas sedes, bem como lida a Nota alusiva ao “Jubileu de Ouro do 1° BPAmb” (Cinquentenário) de maneira a fortalecer a memória institucional e ampliar o reconhecimento dos serviços prestados pelo policiamento ambiental e a diversidade de atuação da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
POLICIAMENTO FLORESTAL
14 de dezembro de 1949
O Decreto nº 19.008-A/49 regulamentou e organizou a Polícia Florestal do Estado de São Paulo, atividade pioneira na América do Sul, cujo primeiro Comandante foi o 1º Tenente da Força Pública Odilon Spínola Neto, incumbida pelos serviços de fiscalização e guarda das florestas existentes em todo o território bandeirante, das reservas florestais oficiais, e, ainda, com o dever de cumprir e fazer cumprir as determinações legais no tocante à defesa das matas, ao reflorestamento, à caça e à pesca.
E em dezembro do mesmo ano foi designada a primeira unidade do Policiamento Florestal, que começou a funcionar junto ao Instituto Florestal, no Horto Florestal, na Capital Paulista.
Inicialmente foram destacados 28 policiais da Força Pública, com a missão de proteger o patrimônio florestal do Estado. O efetivo foi aumentando a cada ano, e em 1963 já estava fixado em 552 policiais.
Informações Gerais e Fotos – 7ª Cia. PMA e www.policiamilitar.sp´gov.br