“Operação Ônibus”. PMRv prende em Pirassununga mais um suspeito de tráfico de drogas
O policiamento rodoviário, tanto de TOR – Tático Ostensivo Rodoviário -, bem como do policiamento preventivo e ostensivo dos 1º, 2º e 3º Pelotões, da 4ª Cia de PMRv, do 4º BMPRv, desde um primeiro ato de “operação ônibus” colocado em prática pelo Tenente PM Dworack, comandante do 2º Pelotão de PMRv, com sede em Pirassununga/SP, já tiraram de circulação cerca de uma tonelada de drogas, além de produtos contrabandeados, bem como tirando de circulação procurados da justiça, principalmente dos estados do nordeste.
Na manhã desta quarta-feira, 3, isto, por volta das 10h30, os policiais militares de TOR, Sargento PM Sedano e Cabos PMs Bertelli e Raphael, abordaram junto a “Base’ do 2º Pelotão, um ônibus da empresa “Fabão Turismo” o qual vinha da cidade de São Paulo e iria para a cidade de Guanambi/BA.
Os policiais Bertelli e Raphael adentraram no ônibus, sendo que o Sargento PM Sedano, permaneceu na porta, enquanto que os companheiros se deslocavam para os fundos do referido coletivo para iniciar as vistorias, momento em que o Sargento Sedano visualizou na poltrona de número 11, um indivíduo, posteriormente identificado como sendo Gercino Soares Souza Filho, 19, natural da cidade mineira de Janaúba, morador na periferia da capital paulista, retirando um saco preto de sua mochila, escondendo entre os bancos onde estava.
De imediato o Sargento PM Sedano, sinalizou o Soldado PM Bertelli, qual foi até o local indicado, logrando êxito em localizar o saco preto, onde em seu interior havia sete (7) porções de maconha, todas embaladas uma a uma em plástico filme, prontas para serem comercializadas e, um tablete de maconha, totalizando cerca de 474 gramas de maconha.
Em revista pessoal ao suspeito, foi localizado a quantia de R$ 100,00. Indagado, Gercino alegou que estava escondendo a droga a pedido do passageiro do banco de trás, identificado como sendo um “ajudante geral”, 27, natural de Urandi/BA, sendo o mesmo revistado, sendo em sua propriedade localizada uma mochila com resquícios de maconha, contudo, negou a participação no transporte da droga.
Os policiais apuraram junto ao motorista do ônibus, que ambos indivíduos, o que foi preso e o, outro liberado, após, qualificado e ouvido, não teriam entrado no Ônibus, no mesmo local de embarque.
O “ajudante geral”, ouvido em declarações pela delegada de polícia Tatiane Cristina Parizotto, auxiliada pelo escrivão André Luís da Silva, ratificou a voz de prisão ao suspeito Gercino, por entender, estarem presentes, nesta fase de cognição sumaríssima, indícios suficientes de autoria e materialidade delitivas (especialmente pelo depoimento dos policiais militares que viram o indiciado em posse da droga) bem como presente o estado flagrancial previsto no artigo 302, I, do CPP, determinando a lavratura do respectivo auto de prisão.
Com relação ao “ajudante geral” conforme prova testemunhal (relato dos policiais militares) com ele nada foi localizado, somente a mochila que continha resquícios de maconha (a qual foi apreendida e encaminhada à perícia), neste primeiro momento, não haveria provas robustas de sua participação no tráfico de drogas, até porque a droga não estava em seu poder.
Gercino Soares foi autuado em flagrante e levado para a Central de Triagem de Pirassununga, permanecendo a disposição da justiça.
Informações PMRv e CPJ. Fotos – PMRv (4ª Cia.)