Estelionatários de golpes em caixas eletrônicos são presos em Pirassununga
Atualizado as 05h07 de 21 – 04 – 2019
Na tarde deste sábado, 20, um cidadão suspeitou da atitudes de indivíduos no interior da agência do Santander, sendo que ao tentar utilizar um dos caixas eletrônicos, percebeu que a entrada de acesso do cartão eletrônico estava restrito, isto devido ter sido colocado no local um plástico com adesivo, quando então acionou o COPOM – 190 – indo para a referida agência o Sargento PM Batistela e Cabo PM Rozada, do policiamento de área da 3ª Cia. PM do 36º BPM/I.
Ao chegarem na agência depararam com um indivíduo, o qual foi abordado e identificado como sendo um militar da Força Aérea Brasileira, sendo perguntado ao mesmo ser teria visto indivíduos em atitudes suspeitas pelo local, dizendo que sim, que seriam dois indivíduos, um deles alto, calvo e forte, usando camiseta vermelha e bermuda jeans e outro baixo descrito sendo como moreno e de estatura mediana.
Desta forma, o Sargento PM Batistela acionou todo o policiamento de área disponível, passando todas as coordenadas. Enquanto as viaturas realizavam busca a suspeitos, os policiais que estavam na agência bancária verificaram que um dos acessos de cartão estava danificado e que em uma lixeira existiam vários envelopes rasgados e preenchidos com nomes de clientes, bom como uma fita plástica adesiva dupla fácil.
Um cerco cinematográfico foi montado para tentar chegar aos suspeitos, até que no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Coronel Franco, região central da cidade de Pirassununga/SP suspeitaram de um veículo Jeep/Comnpass, cinza, placas de Belo Horizonte/SP, sendo que as características de um dos indivíduos coincidia com a fornecida pelo militar da AFA, assim como suas vestimentas.
Identificados como sendo Sérgio José Ribeiro, 42 e Rodrigo Santos da Silva, 38, obtiveram êxito em abordar o veículo da marca Jeep, de cor prata, placas de Belo Horizonte/MG (pertencente à uma Locadora).
Os dois suspeitos não reagiram à abordagem, sendo identificados como Sergio José Ribeiro, 42, e Rodrigo Santos da Silva, 38, sendo este dito ser gráfico e morador em Arthur Alvin, São Paulo e Rodrigo, informou que é músico e morador em Suzano, São Paulo.
Questionados sobre o que faziam em Pirassununga, disseram que estariam vindo na cidade de Leme/SP, a fim de alugar uma Chácara, mas a partir deste momento começara a cair em contradições. Em revista ao veículo, os policias encontraram diversas notas divididas em R$ 100,00, R$ 50,00 reais entre outras. Seguindo a revista ao veículo, foi localizada uma sacola plástica, tendo em seu interior um rolo de fita adesiva dupla fácil, igual a encontrada em um dos caixas eletrônicos, uma tesoura e um pedaço de plástico Pet, igual ao encontrado em um dos caixas eletrônicos no acesso ao cartão de crédito.
Em relação a veículo que pertence a uma Locadora, os dois indivíduos disseram que teriam emprestado de um amigo de apelido “Neguinho”, porém dizendo não saber o nome completo deste indivíduo, nem mesmo sabendo onde reside.
Após, a detenção dos dois indivíduos, os policiais visitaram outras agências bancárias da cidade, onde na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil foram encontrados mais envelopes preenchidos e rasgados no lixo.
O golpe consiste da seguinte forma, os bandidos colocam um envelope do em uma fita adesiva transparente e introduz no sistema de coleta, onde as pessoas realizam os depósitos, porém, estes envelopes não caem dentro do cofre receptor, foi ficam grudados na fita adesiva, quando posteriormente são retirados pelos estelionatário, mas hoje, a casa caiu para os dois amigos, os quais já possuem passagens por furtos e estelionato.
O delegado Marcelo Marques de Oliveira solicitou a presença da Polícia Técnica e ratificou a prisão em flagrante e ambos os suspeitos foram levados para a Cadeia Pública da cidade de Limeira/SP onde aguardam por audiência de custódia neste domingo, 21, no Fórum da cidade de Pirassununga.
Além do Sargento PM Batistela e Cabo PM Rozada, participaram de toda ação policial que culminou na prisão dos suspeitos, o Sargento PM Paskoski, os Cabos PMs Sarah, Hamilton, Tessaro e os Soldados PMs Sanches e Christiano.
A reportagem deste portal acompanhou parte da ação policial, obtendo fotos exclusivas.