Sargento PM Vandeir Rosário que salvou jovem é homenageado pelo 36º BPM/I e CPI-9
Nesta sexta-feira (26), o 2º Sargento Vandeir Rosário da 3ª Cia da PM de Pirassununga do homenageado pela instituição como Policial do mês da 3ª Cia da PM, além de ser escolhido Policial do mês do 36º BPM-I (Batalhão) e também do CPI-9 (Comando de Policiamento do interior 9). O reconhecimento de seu trabalho tomou repercussão nacional no caso em que o policial salvou a vida de um jovem na Vila Santa Fé.
Vale ressaltar que o comando do policiamento do interior abrange 6 batalhões da Policial Militar e 22 companhias, no total de 50 municípios. Ocorrência recente demonstrou o comprometimento do militar com a sociedade.
Relembre o caso: Ação de policiais “SALVA” jovem na Vila Santa Fé em Pirassununga
No início da tarde de terça-feira (12) de março, os Policiais Militares, Sargento Vandeir e Cabo Eduardo, foram acionados até a rua São Lucas, na Vila Santa Fé porque, segundo informações, um homem de 19 anos, militar da ativa, estaria atentando contra a própria vida.
Chegando ao local, os PMs visualizaram na rua familiares do jovem acenando e clamando por socorro. Ato contínuo, os policiais adentraram a residência e visualizaram o autor em cima de uma árvore, numa altura de aproximadamente seis metros. Ele tinha ao seu lado uma corda amarrada em um tronco da árvore. Os policiais receberam informações de familiares do homem de que ele havia consumido uma cartela cheia de remédio tarja preta e por motivos não esclarecidos queria tirar a própria vida.
Os policiais tentaram tranquilizar o homem e fazer com que desistisse do ato. Porém, instantes após, o jovem colocou a corda no pescoço e se jogou, ficando pendurado, agonizando. Imediatamente, o Sargento Vandeir subiu na mangueira e chegando até o jovem conseguiu levantá-lo e retirar a corda de seu pescoço, segurando-o. Com muita dificuldade e extrema força, o Sargento Vandeir conseguiu entregar o jovem ao seu companheiro de farda, o Cabo Eduardo, que aguardava na parte inferior da árvore.
Já no solo, a vítima, que demonstrava extremo nervosismo e transtorno, ainda tentou fugir, mas foi contido pelos policiais, que o seguraram até a chegada Corpo de Bombeiros, que esteve no local com o Sargento André, prestou os primeiros socorros e na, sequência, levou o jovem até o Pronto Socorro local.
Testemunha diz que Sargento criou “ASAS”
A jovem Samanta Stuck de 17 anos que observava o resgate junto com demais moradores daquela região e fez questão de registrar através das rádios da cidade a rápida ação que salvou a vida do rapaz, dizendo que estes policiais não usaram fardas, mas sim asas ao escalar uma árvore enorme sem qualquer auxílio.
Segundo a testemunha descreve que um somente “Anjo conseguira escalar uma árvore sem ter pega, subindo cerca de 5 metros do chão sem ter escada ou apoio para salvar a vida do jovem”.
Foto desatque: Da esquerda pra direita: Cap PM Neymar, Ten Cel PM Silveira (Cmte do 36 BPM-I, Sr. Benedito (Pai do SGT Vandeir), 2o SGT PM Vandeir, Coronel PM da Reserva Adriana (Vereadora de Piracicaba), um civil que não conheço e o Coronel PM Érico (Comandante do CPI-9)