Cerimonia marcou o Centenário da Faculdade de Medicina Veterinária da USP
Na sexta-feira (23), o Prédio João Soares Veiga localizado no Campus USP Dr. Fernando Costa em Pirassununga, foi palco da histórica cerimônia de comemoração ao centenário de criação do Curso de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.
O Diretor da FMVZ – Profº José Antonio Visintin abriu a cerimonia pontuando os registros históricos, desde o início da jornada da Faculdade, até nos dias atuais. Entre as autoridades presentes estiveram a Procuradora da Universidade – Adriana Fragalle Moreira, Presidente do CRM/SP – Mario Eduardo Pulga, Prof. Dr. Arlindo Saran Netto – Prefeito do Campus, os secretários municipais; Jorge Luis Lourenço “joia”- pasta de Governo, Roberto Bragagnollo de Cultura e Turismo, William Ponciano de Comércio e Industria e o Hamilton Alberto de Oliveira de Educação e o legislativo representado pelo vereador Vitor Naressi.
A cerimônia contou com a presença de ex-alunos, inclusive oriundos do IZIP, professores e convidados que participaram de um roteiro de visitas pelo campus conhecendo as instalações da Faculdade de Medicina Veterinária com diversos ônibus, e também contou com a apresentação do Grupo de Violeiros da USP, antes e durante o almoço festivo.
O curso de veterinária foi criado em 1919 como instituto de veterinária junto ao instituto Butantan na capital paulista. Em 1934, foi incorporada à Universidade de São Paulo com a denominação Faculdade de Medicina Veterinária (FMV). No ano de 1957, a pedido e por intermediação da FMV, da necessidade de uma grande operante fazenda-escola, que hoje constitui o Campus Fernando Costa, nome dado em reconhecimento ao Dr. Fernando de Sousa Costa, ex-prefeito de Pirassununga, e que designou o maior Campus da USP com 2200 hectares para o solo pirassununguense. Nesta época Fernando Costa era o Interventor Federal em São Paulo (governador interino).
Em 1959, os setores de Zootecnia e Reprodução de Animais se mudaram para Pirassununga, onde desde então é mantido a FMVZ – Faculdade Medicina Veterinária e Zootecnica com o Departamento de Nutrição e Produção Animal, além de instalações dos outros cinco departamentos da Faculdade, por meio de centros de pesquisa avançada, quais sejam: o Centro de Pesquisa em Patologia em Toxicologia Veterinária – CEPTOX (VPT), o Centro de Biotecnologia da Reprodução Animal – CBRA (VRA), o Centro de Saúde Animal (VPS) e o Centro de Apoio ao Ensino e a Pesquisa CAEPe (VCI/VCM). Essas estruturas são fundamentais para a formação dos médicos veterinários da FMVZ que conta hoje com mais de 100 docentes entre os departamentos instalados em São Paulo e Pirassununga.
Mais fotos em eventos/social.
Fotos: Facebook/fmvz.usp.br