Meio Ambiente. Responsabilidade. Prefeitura de Porto Ferreira faz coleta de óleo de fritura
Bastante utilizado na preparação de alimentos em geral, o óleo de cozinha usado acaba sendo indevidamente jogado em ralos de pia, vasos sanitários ou até mesmo acondicionado em algum recipiente vedado e descartado com o lixo doméstico.
Entretanto, esses métodos de descarte são meios de contaminação do meio ambiente, podendo poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera, acarretando prejuízos econômicos e ambientais.
Ao ser despejado na rede de esgoto, o óleo usado passa pelos canos e fica retido em forma de gordura. Seus prejuízos podem causar várias doenças, tais como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Essas doenças podem ser transmitidas para humanos e animais.
Além disso, o óleo encrustado nos encanamentos dificulta a passagem das águas pluviais e causa o extravasamento de água na rede de esgoto e o seu entupimento, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento. Por essa razão, faz-se necessário o uso de produtos químicos poluentes para desentupir essas instalações, o que leva à mais poluição e a mais gastos econômicos.
No segundo semestre de 2018, a Prefeitura de Porto Ferreira, por meio Secretaria de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, e a Organização Social de Educação Proteção da Água e Meio Ambiente (Osepama) iniciaram o projeto denominado “Recicla Porto”, que consiste na coleta e encaminhamento para reciclagem de óleo de fritura e seus derivados. O óleo deve ser engarrafado e destinado nos pontos de coletas, que estão nos seguintes locais:
– Secretaria de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente: avenida João Martins da Silveira Sobrinho, 653, Jardim Primavera.
– Parque Ecológico Henriqueta Libertucci: avenida General Álvaro de Góes Valeriani, 328.
– Central de Especialidades Médicas e Imagens Dr. Américo Montenegro: avenida Dr. José Ferreira de Azambuja, 22, Centro.
– Emef Professora Nadir Zadra Ribaldo: rua Celso Miranda Salgueiro, 95, Alto do Serra D’Água.
– USF Augusto Pirondi: rua José Olivieri, 155, Parque Residencial Cristo Redentor.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br