Proibido o Consumo de Embutidos

   

Proibido o Consumo de Embutidos   

Prezados e Prezadas leitores. Um ótimo 2018 repleto de realizações pessoais, espirituais e profissionais! Meus mais sinceros votos de paz e harmonia. Hoje falaremos de um tema polémico e que vem causando reações adversas. Bem... depois de muito e todo esforço para conseguir introduzir a carne suína na merenda das escolas públicas, nos deparamos agora com uma situação um tanto antagônica. No dia 03 de novembro foi publicada na edição do Diário Oficial a sanção da Lei 16.780/2018 (sancionada pelo prefeito de São Paulo, João Doria), baseada em um Projeto de Lei do vereador Natalini (PV), que prevê o fim do oferecimento de alimentos embutidos, como salsichas e salames, na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino. Para a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a lei atenta contra a liberdade de escolha “interferindo no direito de consumo” (boletim@suinoculturaindustrial.com.br). Em comunicado, a Associação que representa a avicultura e a suinocultura afirma ver com preocupação tal Lei (Lei 16.780/2018), uma vez que: “A lei em questão, que atenta contra a liberdade de escolha, repete o movimento realizado na última semana de 2017 por um deputado estadual paulista, interferindo no direito de consumo.”, observa o presidente da Associação. A ABPA lembra ainda que não há qualquer estudo que ateste que o ato de consumir embutidos causa mal à saúde - apenas se em excesso, assim como qualquer outro alimento. “A própria Organização Mundial da Saúde deixou claro que eventuais malefícios se referem ao consumo excessivo”, diz. Para a entidade de classe, vale ressaltar que os embutidos são alimentos ricos em proteínas e outros nutrientes importantes para a Saúde Humana. “A ABPA questiona a reincidência da ausência de um amplo debate público na construção e aprovação de leis que dizem respeito diretamente a direitos fundamentais, como a liberdade de escolha e de consumo”, ressalta.

Fonte: boletim@suinoculturaindustrial.com.br (2018).

Sendo assim, vamos nos informar sobre temas que representam mitos corretos ou errôneos, e adotar uma postura coerente frente a situações como a que acima colocamos. Mas..... não vamos nos deixar abater. E para isso, vamos aproveitar esse friozinho gostoso e preparar aquela receita de prato suíno para aquecer nossos estômagos e nossos corações. Hoje separei uma receita um pouco diferente das nossas tradições. Uma receita com um toque chinês, chamada: “Carne Suína ao Molho Agridoce”. Então, vamos lá, vamos nos congregar e comemorar essa vida que nos foi dada, e que tão preciosa é! Saudações e bom final de semana.

Carne Suína ao Molho Agridoce

  • MOLHO:

Misture 1 xícara (180mL) de água morna, 1 envelope de caldo de legumes em pó (ou tablete), 1 colher (sopa) de amido de milho (maizena), 1 colher (sopa) de vinagre branco, 1 colher (sopa) de ketchup, 1 colher (sopa) de açúcar, 3 colheres (sopa) de molho de soja. Misture bem e reserve.

 

  • OUTROS INGREDIENTES:

– 500g de cubos de carne suína (filé mignon) temperados com pelo menos 2 horas de antecedência. Tempero: 1 colher (sobremesa) de tempero completo, 1 colher (sopa) de vinagre branco e 2 colheres (sopa) de molho de soja;

– 1/2 cebola em pedaços grandes;

– 2 dentes de alho picados ou triturados;

– 1 cenoura (pequena) cortada em rodelas bem finas;

– 1/2 xícara de vagens cortadas em tamanho pequeno;

– 1/4 de pimentão vermelho em cubos;

– 1/4 de pimentão amarelo em cubos;

– óleo de gergelim para refogar (opcional);

– gergelim e cebolinha para a finalização (opcional).

 

  • COMO PREPARAR:

Em uma frigideira funda ou wok coloque 1 colher (sopa) de óleo de gergelim e 1 colher (sopa) de óleo comum ou azeite e frite os cubos de filé mignon suíno. Na sequência adicione a cebola e o alho. Quando a mistura estiver bem dourada junte a cenoura e a vagem, após uns 5 minutos os pimentões. Mantenha tudo em fogo médio mexendo sempre para amolecer um pouco (lembrando que os legumes devem ficar crocantes). Junte o molho e misture bem para que ele engrosse. Desligue o fogo e sirva salpicado com gergelim e cebolinha verde, se desejar. 

Fonte: http://panelaterapia.com/2012/04/carne-de-porco-ao-molho-agridoce.html

Agora é com você. Vamos colocar essa receita na mesa e apresentar esse belo e saboroso prato para nosso familiares e amigos. Vamos comemorar! Saudações.