O Nosso Muito Obrigado !

   

O Nosso Muito Obrigado !

Caros Leitores Pirassununguenses: hoje estou aqui, mais uma vez, para agradecer a participação de vocês na versão do IV PorkDay que ocorreu ontem aqui no Campus Fernando Costa da USP. O meu muito obrigada! Foram 168 inscritos que para nós representaram mais uma vez o reconhecimento de nossa iniciativa de esclarecer os falsos mitos sobre a produção de suínos e também sobre o consumo da carne suína. Esse é o nosso trabalho. Divulgar e trazer para cá e para vocês, esclarecimentos e novos conhecimentos sobre a produção animal e toda a logística que o processo envolve. Isso pode ser comprovado com a palestra inicial do Professor Urbano (ESALQ/USP - Piracicaba) o qual falou sobre os “Mitos e Verdades sobre a Suinocultura”

Logo em seguida, tivemos a grata satisfação de poder aprender com o Prof. Luís Guilherme (UNESP/Campus Jaboticabal) a desmistificar os mitos errôneos sobre as supostas doenças que os suínos transmitem ao homem, através da palestra “Suínos e a Transmissão de Zoonoses: Quais os Riscos para a Saúde Humana?”. 

E por final o Prof. Lúcio Araújo nos falou sobre um tema muito abordado na atualidade: “Por que e Como os Antibióticos são Utilizados na Produção de Suínos”

Depois dessas palestras até deu aquela vontade de tomar um café...... de comer algo quentinho .... hum........... Está na hora tão desejada da tarde: o PORKBREAK, feito à base de corte suínos, oferecidos gentilmente pela Soft Pig Alimentos do Frigorífico Santa Rosa de Leme Ltda., parceiro nessa nossa jornada de desmistificação dos preconceitos em relação à carne suína.

A APCS (A Associação Paulista dos Criadores de Suínos) nos cedeu algumas cartilhas de receitas suínas muito práticas. Livretos que apresentam Receitas Leves Com Carne Suína, Receitas Práticas com Carne Suína e Receitas Clássicas Com Carne Suína

Então, assim, passamos mais uma tarde de aprendizado, reciclagem e confraternização com amigos antigos e novos amigos feitos aqui, na casa de vocês, na FZEA (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), no Campus Fernando Costa. Muito obrigada pelo tempo de vocês. Muito obrigada pela participação e oportunidade de nos relacionarmos mais de perto. Foi um prazer e espero encontra-los pela cidade ou aqui mesmo, antes da próxima versão do V PorkDay. Bom final de semana, regado a um belo prato suíno retirado de uma das cartilhas oferecidas pela APCS. Vamos, mãos à obra para providenciar todos os ingredientes para esse prato mágico regado com muito amor e simpatia. Abraços.  

Filé de Lombo Assado com Pinhão

  • INGREDIENTES:

           - sal a gosto,

           - 1 kg de lombo suíno em filés,

           - pimenta-do-reino branca a gosto,

           - 50 mL de suco de limão,

           - 2 colheres (sopa) de óleo de soja,

           - 2 dentes de alho amassados,

           - 1 colher (sopa) de ervas finas,

           - 1 copo de vinho branco e

           - shoyu a gosto.

  • CREME:

- 1 colher (sopa) de manteiga,

- 1 colher (sopa) de farinha de trigo,

- 1/2 xícara (chá) de caldo de carne,

- 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco,

- 2 colheres (sopa) de salsinha picadas e

- 150 gramas de pinhão cozidos.

COMO FAZER:

  • FILÉS:

           1. Tempere os filés de lombo com sal, a pimenta, o limão, o óleo, o alho, as ervas finas e o vinho. Deixe marinar por 4 horas. A seguir, coloque-os numa assadeira com o tempero e leve para assar em forno médio (cubra-os com papel alumínio).

           2. Depois de 20 minutos retire o papel, e deixe assar (não deixe secar, vá acrescentando água o necessário).

  • CREME:

           1. Derreta a manteiga, e junte a farinha mexendo bem. Adicione o caldo de carne e acrescente o creme de leite, a salsinha e os pinhões picados e cozidos.

           2. Sirva sobre o lombo ou em uma vasilha à parte. Regue junto ao molho que sobrou do lombo assado e um ótimo apetite!