Criatividade é tudo !

   

CRIATIVIDADE É TUDO !

Prezados leitores. Muito bom dia! Hoje tomo a liberdade de trazer um assunto para debatermos, que não diz respeito diretamente a suinocultura. O assunto de hoje é muito interessante e muito peculiar, pois traz uma solução prática e criativa para um problema sério e de perigo à sanidade do rebanho comercial. Para manter a produção de aves caipiras livres de doenças, um avicultor usa a criatividade e a tecnologia do laser que afasta as aves selvagens de sua propriedade. Como assim? Bom..., para proteger sua produção de galinhas caipiras criadas soltas, um produtor do Reino Unido, encontrou na tecnologia simples e eficaz; uma ferramenta de proteção para seu plantel de 4.500 aves caipiras comerciais, contra a presença de aves migratórias que possam oferecer risco sanitário a produção comercial. Foi colocado no centro de um dos pomares da propriedade uma torre improvisada de caixotes, com um dispositivo na parte superior, de laser giratório totalmente automático e em cima dele (dispositivo) se dispara raios de luz verde, para intimidar, assustar as aves migratórias. Segundo os pesquisadores que desenvolveram o laser, o princípio de repelir aves com um feixe de laser é inspirado pela natureza. Os pássaros sentem que o feixe de laser de aproximação é um objeto físico, assim eles entram em estado de alerta e se afastam. O laser automatizado é um método inovador para repelir pássaros, sem causar danos às aves selvagens, as galinhas de produção, ou ao meio ambiente. O sistema foi desenvolvido por uma empresa comercial em associação a Universidade Técnica de Delft, na Holanda e vem sendo divulgado pela Avicultura Industrial - Gessulli Agribusiness (Boletim Diário, Sanidade & Tecnologia, 20/04/17). Isso demonstra que a imaginação e a criatividade devem ser utilizadas para a solução de problemas de forma a preservar ao máximo o meio ambiente, a fauna e flora local. Assim estaremos trabalhando dentro do contexto de produção sustentável, base da produção limpa! Assim vamos repensar nosso conceitos e formas de resolver nossos problemas, procurando sempre focar em soluções que mantenham o meio ambiente em harmonia e equilíbrio. Então... vamos ser responsáveis e adotar o conceito de produção autossustentável. Saudações fraternas!

Laser automatizado é um método inovador de repelir pássaros indesejáveis sem causar danos às aves selvagens, ao plantel comercial ou ao meio ambiente.

(http://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/para-manter-producao-livre-de-doencas-avicultor-usa-laser-que-afasta-aves/20170419-162110-a353)