Outro Preconceito....REMOSA

   

“Outro Preconceito....REMOSA”

Prezados e Prezados leitores: Hoje venho mais uma vez falar sobre mais um errôneo preconceito sobre a carne suína do qual ainda não havia citado. É um antigo mito que fala que a carne de “porco” faz mal a pessoas em convalescência. Diz ainda o mito, que a carne de porco é “carregada”, expressão que define que a carne gera alergia para o convalescente devido ao elevado teor de gordura que a carne de “porco” possui. Uma vez que já comprovamos que desde a década de 70 o suíno passou a ser um animal do tipo banha para o tipo carne (vide Foto 1 abaixo), esse mito não procede. 

Foto1. Transformação do porco tipo banha (acima) para suíno tipo carne (abaixo), respectivamente.

Deixo aqui o meu relato uma vez que passei por um procedimento cirúrgico e minha alimentação na primeira semana de recuperação foi baseada em pratos à base de cortes suínos, principalmente bisteca. Me recuperei muito bem e os pontos da cirurgia não infeccionaram nem tão pouco apresentaram alguma anomalia. Isso porque a carne suína é rica em proteínas, auxiliando na rapidez da recuperação do paciente, além de auxiliar na integridade do sistema imunológico do indivíduo; fatores indispensáveis para uma boa recuperação. Assim sendo, tive tempo para fazer uma busca na internet sobre novas receitas, e a que eu mais gostei, foi a “Bisteca Suína ao Molho Agridoce com Purê Especial de Batata Doce”, receita que gostaria de compartilhar com vocês sempre no intuito de confraternização. Saudações e até a próxima!

 

BISTECA SUÍNA AO MOLHO AGRIDOCE COM PURÊ ESPECIAL DE BATATA DOCE

Bistecas Suína:

* Ingredientes:

- 8 bistecas suína,

- 2/4 de xícara de chá de vinho tinto seco,

- 1 colher de sobremesa de azeite,

- 1 dente de alho grande triturado,

- 2 colheres de chá de alecrim fresco,

- Sal e pimenta do reino à gosto,

- 8 colheres de sopa de Molho Oriental Agridoce e

- Óleo para fritar.

 

* Modo de fazer:

Em uma vasilha faça uma marinada com o vinho, azeite, alho, alecrim, sal e a pimenta.  Misture tudo muito bem e coloque as bistecas suína.  Transfira para um saco plástico próprio para alimentos e deixe a carne descansar na geladeira, virando-a ocasionalmente por 1 hora. Coloque óleo em uma frigideira grande e frite duas bistecas por vez. Frite bem de um lado e depois vire para o outro lado.   Depois de fritas retire do fogo e reserve. Sem lavar a frigideira, retire o óleo e leve-a novamente ao fogo.  Coloque o Molho Oriental Agridoce e mexa.  Vá então passando cada bisteca neste molho dos dois lados.

 

Purê Especial de Batata Doce:

* Ingredientes:

- 1 kg de batata doce,

- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina sem sal,

- ½ xícara de leite,

- ½  caixa de creme de leite sem soro,

- 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado fino e

- Sal à gosto.

 

* Modo de fazer:

Cozinhe as batatas doces com casca em água e sal.   Depois de cozidas, descasque-as e passe por um espremedor.  Coloque em uma panela as batatas espremidas, a manteiga e o leite.  Leve ao fogo e mexa bem.  Apague o fogo, acrescente o queijo parmesão ralado e o creme de leite e misture bem. Sirva quente acompanhado das bistecas suína e bom apetite!

(http://www.mytastebr.com/click/index/38903871/meucantinhoculinario.blogspot.com.br)