A Umbanda e o Natal - Sacerdote Pai Luiz

   

Saudações irmãos e irmãs! Neste mês festivo, atendendo a pedidos, falo um pouco sobre o Natal dentro da Religião Umbandista!

A UMBANDA E O NATAL

A Umbanda é Cristã! Poderíamos usar de vários argumentos para justificar a afirmação acima, porém, cabe-nos no momento, citar três fatos pontuais da própria constituição desta doutrina religiosa:

1 - É uma religião genuinamente brasileira, fundada no início do século 2O no estado do RJ por Zélio Fernandino de Moraes, um brasileiro de família muito religiosa e adepta a Igreja Católica Apostólica Romana.

2 – O mentor fundador da Umbanda traz como experiência evolucionista e vivência de uma de suas encarnações, o exercício do sacerdócio católico como padre, fato este confirmado através de pesquisas em cartório e registros de históricos religiosos.

3- A maioria dos fiéis Umbandistas nasceram em lar cristão ou foram adeptos da Igreja Católica ou Evangélica. A Umbanda possui muitas variáveis enquanto doutrina religiosa, porém, uma marca incontestável e marcante, é a imagem do Mestre Jesus no degrau mais alto de seus altares, prestando-lhe reverência e adoração sublime como exemplificação da fé, amor e caridade. Esse respeito e reverência ao Mestre Jesus enobrece ainda mais a Umbanda, a mais tolerante das religiões existentes no Brasil, que acolhe em seus centros os seguidores de todas as outras com amor e respeito, sem constrangê-los com perguntas sobre sua religião de origem ou a prática de discursos de conversão. Por ser como são e por amarem e respeitarem o Mestre Jesus, os umbandistas comemoram o Natal e lhe rendem merecida homenagem, pois, o natal representa o renascimento da esperança, do respeito, da bondade e do amor fraterno entre todos os homens. Representa a oportunidade dada pelo divino para a superação de mágoas, ressentimentos e desentendimentos familiares e o verdadeiro exercício da fé cristã, o perdão. Que possamos todos, independentemente de credo ou ideologia religiosa, renascer neste Natal junto aos que amamos, e que esse amor transborde contaminando nossa sociedade, permitindo uma cultura de paz e progresso!

Um grande abraço fraterno!

Pai Luiz, Sacerdote Umbandista - Pirassununga.

* Presidente do T.U. Caboclo Tupinambá, Instituição Religiosa e Cultural sem fins lucrativos, fundada em 2001 e declarada de Utilidade Pública Municipal em 2002.

* Sacerdote Umbandista, Empresário, Iniciado e Pesquisador da Cultura Yorubá.

* Canal  Youtube do Templo Tupinambá: ttps://goo.gl/ZBNlci 

* Facebook Templo Tupinambá: https://goo.gl/mtnLBa

* E-mail: contatoftupinamba@gmail.com