Humildade - Artigo Espírita por Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

   

     Apesar de serem da mesma origem latina, as palavras humildade (do latim humilitate) e humilhação (do latim tardio humiliatione) não possuem o mesmo significado, portanto não são sinônimos, entretanto muitos irmãos acabam confundindo a primeira que na verdade é uma virtude a qual nos dá o sentimento da nossa fraqueza, com a última que possui significado mais amplo, onde poderá ser utilizada para exprimir a ação de nos tornarmos humildes, onde este é o lado do bem, como também o sentido que a palavra "humilhação" pode ser associado como sendo o de rebaixar, oprimir, abater, referir-se com menosprezo, tratar desdenhosamente ou com soberba, submeter, sujeitar ou ainda ser humilhante, onde este é o lado do mal.

     A falta de discernimento para muitos irmãos a cerca do verdadeiro significado da humildade converte-se em uma barreira, quase que intransponível, de poder exercitá-la com mais facilidade, pois ao confundir humildade com humilhação poderemos estar desperdiçando as oportunidades que nos são dadas, onde estaremos deixando de enxergar a humildade como ferramenta de crescimento espiritual e passando a vê-la como motivo de vergonha, sendo este um entendimento equivocado. Muitos irmãos têm dificuldade de dissociar (separar) humildade de humilhação porque enxergam de forma limitada os seus reais significados. Esta dificuldade se fortalece quando somos vítima do orgulho que é o inimigo da humildade. “Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”, ou ainda “não misturar as estações”, são as expressões populares que facilitam o exercício do discernimento de um modo geral.

     Por outro lado não devemos esquecer que a humilhação também é um instrumento do bem, porém é “uma faca de gumes”, pois sua eficácia para o nosso crescimento espiritual ocorre somente quando recebemos a ação, ou seja, quando somos humilhados e não quando humilhamos o próximo.

     O nosso Amado Mestre Jesus, o Cristo, nos ensinou que devemos exercer a humildade. Ser humilde ou agir com humildade converte-se na excelência de nos tornarmos verdadeiros cristãos, ou seja, propagadores das ideias de Jesus, o Cristo.

     Existe um provérbio (dito popular) onde afirma que ser cristão exige: caridade, humildade, conduta, ética, respeito, moral, retidão, seriedade, disciplina, educação, cortesia, gentileza, comprometimento com a Verdade e demais valores edificantes: “Andar com Jesus no peito é fácil, o difícil é ter peito para andar com Jesus”.

     Sejam humildes em todos os sentidos e em todas as situações vividas, pois a soberba e o orgulho conseguem na verdade é mascarar a felicidade.

     Ao agirmos com humildade não significa que estaremos sendo submissos, mas sim conscientes de que a sabedoria é a mola propulsora para os bons relacionamentos, isso em todos os níveis e em todos os tipos, sejam familiares, profissionais ou círculos sociais diversos.

     Nas sessões de doutrinação espiritual, ou seja, o mesmo que exorcismo para os católicos ou ainda o mesmo que uma sessão de descarrego para os evangélicos, nas quais estivermos participando deveremos sempre enaltecer a humildade, pois agindo dessa forma encontraremos mais argumentos para abrandar os corações endurecidos dos espíritos que na verdade são irmãos menos esclarecidos e que eventualmente possam estar promovendo algum tipo de perturbação espiritual naqueles que procuram ajuda, seja em Centros Espíritas ou Igrejas.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 13/04/2015.

Humildade - 09/04/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

Artigo publicado originalmente na Coluna Espírita do Jornal JC Regional de Pirassununga/SP - Edição de 09/04/2011.

Título: Humildade - 09/04/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

Fonte: http://www.edumedeiros.com/artigos/2011.04.09.php

Artigos também disponíveis na Internet através do “website" abaixo:

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo

www.paracleto.net

 

"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz

USE - Unio das Sociedades Espritas - Regional Ja/SP

Eduardo Medeiros - Palestrante Motivacional e Expositor Esprita.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita.

E-mail: contato@edumedeiros.com

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
EduMedeiros.com ®

www.EduMedeiros.com
 

Youtube: YouTube do Eduardo Medeiros www.youtube.com/EduMedeirosBrasil

Facebook: Facebook do Eduardo Medeiros www.facebook.com/EduMedeiros.net

Twitter: Twitter do Eduardo Medeiros www.twitter.com/EduMedeirosCom

QR Code do Carto de Visitas de Eduardo Medeiros - Palestrante Motivacional e Expositor Esprita
QR Code do Cartão de Visitas de Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
(Use seu Celular Android ou Iphone para visualizar)