Ecumenismo Cristão - Artigo Espírita por Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

   

 A melhor forma de cativarmos o coração de um irmão é enaltecer as suas virtudes e esta lógica serve para todas as situações da vida. Partindo para o campo religioso fica a dúvida para muitos sobre qual religião seguir, onde alguns preferem criticar a enaltecer o que há de bom nas demais religiões, esquecendo assim que todos somos irmãos e estamos com Ele, conforme a passagem bíblica noNovo Testamento – Mateus 18:20: “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles”.

Não há razão para criticarmos essa ou aquela denominação religiosa ou filosófica se Ele está no meio de nós, onde cada um consegue divulgar a “Boa Nova” (Evangelho) à sua maneira, mesmo que seja de acordo com o seu entendimento dos desígnios divinos.

É exatamente isso que o Espiritismo difunde há tempos, isto é, alertar para a real necessidade de manifestar disposição à convivência e diálogo com outras confissões religiosas, pois o ecumenismo cristão é baseado na união das religiões em torno do Cristo e divulgador das ideias contidas no Evangelho.

Adotar o ecumenismo cristão é se livrar do preconceito, onde cada denominação religiosa pode não concordar em todos os aspectos com as demais denominações existentes, sendo facilmente aceitável essa postura, pois se existem várias denominações religiosas significa que há fiéis necessitados da tranquilidade e paz espiritual que essas denominações conseguem trazer para os mesmos. Esse fato está diretamente vinculado à afinidade de ideias e discernimento à cerca do que é divino, ou seja, o entendimento e o crescimento religioso são diretamente proporcionais ao “tempo de cada um”, ressaltando que o tempo é o senhor da razão, onde devemos enaltecer o que há de melhor em cada denominação religiosa.

Vejam o trabalho dos irmãos de algumas igrejas evangélicas que fazem caridade ao levar a palavra de Deus em locais que muitos que se consideram religiosos nem passam perto, como por exemplo, as penitenciárias, como também a mudança, para melhor, que essas igrejas conseguem “operar” na vida daqueles que adotavam comportamentos que contrariam o Bem.

Vejam os nossos irmãos católicos romanos que participam de trabalhos maravilhosos junto a asilos, creches, drogados, contando ainda com a “cultura de paz” que a Igreja Católica promove não só aos seus fiéis como a todos, citando, por exemplo, a preocupação com o nosso planeta por ocasião da Campanha da Fraternidade de 2011 promovida pela CNBB com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, a qual é voltada para o meio ambiente.

Vejam os nossos irmãos da Umbanda que “emprestam” seus corpos e realizam cirurgias espirituais “incorporando” médicos alemães como o Dr. Fritz, médicos chineses como o Dr. Tanaka, o Kardec brasileiro: o médico Dr. Bezerra de Menezes e tantos outros que trabalham em prol do bem da humanidade, ressaltando o consolador trabalho de consultas de orientação com o apoio de Pretos Velhos (ex-escravos) e de Caboclos (índios), que em alguns casos “pertencem” a falanges vinculadas a santos católicos, como por exemplo, a falange de Maria de Nazaré, a Intercessora da humanidade.

Vejam os nossos irmãos espíritas que adotam um estilo de vida que busca o aprimoramento do espírito e vivenciam os ensinamentos de Jesus, exercitando-os, tentando pô-los em prática no dia-a-dia, consolidando posturas cristãs e fortalecendo qualidades morais, ou seja, exercendo a Reforma Íntima tão necessária, incluindo a organização de estudos e palestras para o desenvolvimento do Espiritismo, como também os trabalhos de caridade junto a albergues, asilos, campanhas de arrecadação de alimentos, distribuição gratuita diversas: cestas básicas, sopa, enxovais para grávidas carentes, etc.

Sejam livres na forma e no pensamento! Sigam a mensagem do Papa João Paulo II contida na "pagela" da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus de 29/03/2011: “Só no silêncio o ser humano consegue escutar no íntimo da consciência a voz de Deus, que verdadeiramente lhe faz livre”.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 02/04/2011.

Ecumenismo cristão - 02/04/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

Artigo publicado originalmente na Coluna Espírita do Jornal JC Regional de Pirassununga/SP - Edição de 02/04/2011.

Título: Ecumenismo cristão - 02/04/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

Fonte: http://www.edumedeiros.com/artigos/2011.04.02.php

Artigos também disponíveis na Internet através do “website" abaixo:

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo

www.paracleto.net

 

"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz

USE - Unio das Sociedades Espritas - Regional Ja/SP

Eduardo Medeiros - Palestrante Motivacional e Expositor Esprita.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita.

E-mail: contato@edumedeiros.com

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
EduMedeiros.com ®

www.EduMedeiros.com
 

Youtube: YouTube do Eduardo Medeiros www.youtube.com/EduMedeirosBrasil

Facebook: Facebook do Eduardo Medeiros www.facebook.com/EduMedeiros.net

Twitter: Twitter do Eduardo Medeiros www.twitter.com/EduMedeirosCom

QR Code do Carto de Visitas de Eduardo Medeiros - Palestrante Motivacional e Expositor Esprita
QR Code do Cartão de Visitas de Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
(Use seu Celular Android ou Iphone para visualizar)