Autoridade

   

Autoridade:

Ef 6 -10 e 11- “No demais irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.

As armas da nossa batalha

O cristão deve sempre estar com sua armadura espiritual. Efésios 6.10-11 diz: “No demais irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.

Paulo orou através do Espírito Santo, para que os olhos das pessoas fossem abertos no sentido de que tomassem conhecimento desta provisão que foi feita para sua própria segurança. A armadura espiritual é descrita em Efésios 6:10-17.

As diferentes partes desta armadura simbolizam as diversas atitudes espirituais que o cristão deve manter. Usando esta armadura, o cristão está protegido em seu ministério de autoridade. Toda sua preocupação deve ser a de manter a sua armadura brilhando e bem firme.

Em primeiro lugar, há um cinturão da verdade que representa uma compreensão clara da Palavra de Deus. Assim como o cinto de um soldado, é ele que mantém o resto da armadura em seu lugar.

Em segundo vem a couraça da justiça. Esta tem dupla aplicação: Jesus é a nossa justiça, e nós O colocamos à nossa frente. Também mostra nossa obediência à Palavra de Deus.

Terceiro, nossos pés estão calçados com a preparação do evangelho da Paz. Esta é uma atuação fiel na proclamação da Palavra de Deus.

Quarto, o escudo da fé. Um escudo é uma cobertura para o corpo inteiro. Representa nossa total segurança sob o sangue de Cristo, onde nenhum poder do inimigo pode penetrar.

Quinto, o capacete da salvação, mencionado em 1 Ts 5:8 como a esperança da salvação. A esperança da salvação é o único capacete capaz de proteger a cabeça nestes dias de desvirtuamento da verdade. Sexto, a espada do Espírito que é a Palavra de Deus. Isto mostra que a Palavra de Deus deve ser usada ofensivamente. As outras armas são especialmente defensivas, mas a espada é uma arma ativa.

Sendo assim vemos que, estamos preparados para a batalha da oração, quando estamos usando a armadura.

6. Autoridade sobre espíritos demoníacos e não sobre a vontade humana.

Embora tenhamos autoridade sobre espíritos demoníacos, não temos autoridade sobre nossos semelhantes, nem sobre sua vontade.

Temos autoridade sobre demônios até onde diz respeito as nossas vidas e às vidas de nossos familiares. Mas nem sempre podemos controlá-los quando a vida de outras pessoas está envolvida, porque a vontade dessas pessoas entra em ação.

O livre arbítrio prevalece. Se as pessoas querem viver em pecado, elas podem. Se quiserem ser livres, podem ser livres. Mas, enquanto elas mesmas não quiserem ser livres, ninguém pode libertá-las, pois elas têm autoridade sobre suas próprias vidas.

Quando, porém as pessoas querem ajuda, a questão se torna bem diferente.

Agora vamos dar atenção para um ponto muito importante.

Até aqui, sabemos pela Palavra de Deus que temos autoridade espiritual, mas você não exerce autoridade simplesmente por você mesmo, dependemos do Espírito Santo como ajudante no exercício desta autoridade.

Se tentarmos lidar com espíritos sem a Palavra de Deus ou discernimento espiritual, seremos fracassados. A Bíblia diz, com relação ao ministério de Jesus, que Ele expulsava demônios com sua palavra e com o Espírito de Deus. Leia o capítulo 12 de Mateus. Os fariseus estavam acusando a Jesus de expulsar demônios por Belzebu, o príncipe dos demônios (v.24). Jesus respondeu: “se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus” (v.28).

Você tão somente terá vitória sobre o diabo num combate, quando tiver uma base da Palavra de Deus e estiver agindo de acordo com o Espírito Santo. O Espírito de Deus sabe como fazer voce orar, é ele o autor da oração.

Temos que depender do Espírito Santo para sabermos quando os demônios estão presentes e como lidar com eles. Ficamos impotentes sem a Palavra e o Espírito Santo.

Não seja uma pessoa apenas da Palavra, sem o Espírito, e também, não seja uma pessoa apenas do Espírito sem a Palavra.

Muitos tentam agir de acordo com a Palavra, sem o Espírito Santo. Você tem que ter ambos, pois eles se completam.

Email: preliasdias@gmail.com

Igreja Evangelica Assembléia de Deus.