Incorporação mediúnica ou estado de transe - Artigo Espírita por Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

   

 

 O dicionário descreve a incorporação mediúnica ou estado de transe como sendo a tomada do corpo do Médium por um Guia ou Espírito, também popularmente conhecida como “descida ou baixar espírito” ou simplesmente transe. Por sua vez, o transe é o estado de alteração acentuada da consciência, da percepção ou de outras faculdades mentais, geralmente acompanhado de mudança de comportamento, sinais de inconsciência ou semi-inconsciência, perda ou modificação das sensações físicas, etc., e que pode ser também causado ou induzido por diversos meios ou fatores, como drogas, estímulos psicológicos ou sensoriais.

No caso de haver a necessidade de comunicação, a entidade espiritual procura comunicar-se com a organização psíquica do médium e ambos, em sintonia, buscam entrosamento. De um lado, o espírito (vontade-apelo), do outro, o médium (vontade-resposta), a fim de que o mecanismo de comunicação possa desencadear-se, conforme relatos do espírito André Luiz; , porém, sempre partindo do espírito comunicante para o médium, pois, segundo relatos espirituais, a comunicação parte sempre do mundo espiritual para o mundo dos encarnados (vivos), ou seja, como diz o povo: “o telefone só toca de lá para cá”.

O transe mediúnico, por ser condição fisiológica e absolutamente saudável, necessita de avaliações e apreciações cuidadosas, a fim de não ser confundido com outros fenômenos, principalmente os patológicos, ou seja, quando são detectadas modificações estruturais e/ou funcionais produzidas por doença no organismo, ,aliás, o que já deu margem a informações desencontradas ou diagnósticos equivocados.

Transes ocorrem de variadas formas, razão pela qual devemos estar atentos para as devidas distinções e avaliações. Assim é que podemos presenciar os transes ligados à ausência de oxigênio no sangue (anoxia), às doses oscilantes de glicose no organismo, comuns nos diabéticos, além de outros transes causados por distúrbios metabólicos. Também substâncias farmacológicas, tais como álcool, substâncias alucinógenas ou drogas diversas (crack, cocaína, maconha, heroína, etc.) são desencadeadoras de distúrbios que facilmente podem ser confundidos com mediunidade de incorporação. Ainda mais: estão inclusos nestes parâmetros o transe hipnótico e distúrbios de consciência ou de outras funções psíquicas, os quais podem produzir movimentos musculares involuntários e perturbações do sistema nervoso, como a epilepsia a, histeria, etc.

Na tentativa de descrição do fenômeno mediúnico, conhecido comumente como sendo mediunidade de incorporação, termo não necessariamente adequado, são imensas e incontáveis as variações que, por sua vez, estariam associadas aos estados psicológicos de cada ser. Conforme as zonas dos centros corticais (no cérebro) que fossem mais solicitadas, teríamos as variações mediúnicas refletidas nas variadas formas de mediunidade, popularmente conhecidas como o sexto sentido, incluindo as psicografias (escrita), psicofonias (fala), vidências (visão), olfativas, intuitivas e tantas outras modalidades, com que as ativações de locais específicos se mostram mais eficazes.

A mediunidade deve sempre ser vista como uma ferramenta que foi dada, com o intuito de trabalharmos dentro da Caridade; entretanto, todos sabem o que acontece com uma enxada que foi abandonada no quintal, isto é, levando sol e chuva, a qual vai acabar enferrujando e perdendo a sua função, diferentemente da enxada que sempre é utilizada, mantendo, assim, a sua funcionalidade. Fica aqui o convite para que façamos da nossa mediunidade a “enxada” necessária para o aprimoramento da humanidade, buscando, então, o Criador na intimidade de sua própria consciência, pois a mediunidade está presente em cada um de nós, independentemente de religião, raça, posição social ou sexo.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 26/02/2011.

Correção ortográfica e gramatical: Professora Conceição Pimenta.

Artigo publicado originalmente na Coluna Espírita do Jornal JC Regional de Pirassununga/SP - Edição de 26/02/2011.

Título: Incorporação mediúnica ou estado de transe - 26/02/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

Fonte: http://www.edumedeiros.com/artigos/2011.02.26.php

Artigos também disponíveis na Internet através do “website" abaixo:

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo

www.paracleto.net

 

"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz

USE - União das Sociedades Espíritas - Regional Jaú/SP

Eduardo Medeiros - Palestrante Motivacional e Expositor Espírita.

Eduardo Medeiros
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita.

E-mail: contato@edumedeiros.com

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
EduMedeiros.com ®
www.EduMedeiros.com

Youtube: YouTube do Eduardo Medeiros www.youtube.com/EduMedeirosBrasil

Facebook: Facebook do Eduardo Medeiros www.facebook.com/EduMedeiros.net

Twitter: Twitter do Eduardo Medeiros www.twitter.com/EduMedeirosCom

QR Code do Cartão de Visitas de Eduardo Medeiros - Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
QR Code do Cartão de Visitas de Eduardo Medeiros
(Use seu Celular Android ou Iphone para visualizar)