Reportagem sobre o 2º Encontro Espírita da Academia da Força Aérea em 05/05/2013

   

 

 Foi realizado dia 05/05/2013, domingo, na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga/SP o 2º Encontro Espírita da AFA e Grupo Espírita Irmão Gabriel, da mesma cidade.

O evento contou com a presença de aproximadamente 700 participantes, entre militares e civis, muitos do estado de SP (Capital e regiões de Campinas e de Ribeirão Preto), mas também de vários estados da Federação como RJ, MG, RS, PE, MS e DF.

Palestrantes de referência do Movimento Espírita do Brasil enobreceram o evento, o qual já está com a “casa” assegurada no ano de 2014, conforme palavras do Comandante da AFA, o Excelentíssimo Sr. Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida que na oportunidade fez a abertura, dando assim as boas vindas aos participantes e convidando-os para o próximo ano, como também explanou de forma abreviada o objetivo da Organização Militar no contexto nacional.

Abriu o ciclo de Palestras o Sr. André Luiz Ruiz que trouxe detalhes sobre a constituição do universo e a representação da vida humana no mesmo.

A Drª. Marlene Nobre apresentou a Palestra com o tema central do Encontro: “NOVA ERA: CONSTRUÇÃO DE TODOS NÓS”, abordando os avanços dos aspectos tecnológicos, culturais, sociais e humanitários, mas sem se deixar de lado a necessidade da questão evangélica, entenda-se vivência nos ensinamentos do Mestre Jesus, o Cristo, para assim superar as dificuldades das transformações que são peculiares a toda transição, pois o conceito divulgado é que o planeta Terra está rumando do “status” de “Mundo de Expiação” (provas) para o de “Mundo em Regeneração”.

A questão ecológica e ambiental não ficou de fora e foi abordada de modo irreverente pelo Sr. Manolo Quesada, enfatizando que é responsabilidade de todos nós deixarmos um lugar melhor de se viver para as próximas gerações.

Temas da atualidade como a questão do aborto, o direito à vida e os valores da família foram abordados pelo Sr. Adão Nonato.

Em ato contínuo foram abordadas questões que se convertem em empecilhos ao aprimoramento do ser humano, como consumismo desenfreado, sexo desregrado, drogas e outras afins, as quais foram apresentadas em uma curta peça teatral que teve a participação da Mocidade Espírita do Grupo Irmão Gabriel, enfatizando que é possível sim superar as dificuldades do mundo moderno e isso se torna mais fácil quando são priorizados os valores Cristãos.

Os participantes puderam ainda apreciar as artes do músico mineiro Sérgio Santos que durante os intervalos apresentou sua arte na área dos Estandes de Livros, incluindo a apresentação no palco principal, como também a arte da cantora lírica paulista Margarete Áquila que fez a abertura e o encerramento do evento e levou a mensagem de amor e fraternidade a todos os presentes.

O evento que já tem o tema central definido para o próximo ano de 2014 (Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho) foi encerrado com a presença dos organizadores no palco principal, onde algo chamou a atenção: ficou perceptível que tanto aqueles que apresentaram suas Palestras, como aqueles que trabalharam na organização deram a entender que o Encontro era Espírita, mas o interesse era geral, pois as transformações que advém da Nova Era são de interesse de todos, independentemente de questões religiosas, culturais, econômicas, étnicas ou filosóficas.

Reportagem em 07 de maio de 2013:

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

Colaborador da Seara Espírita

www.edumedeiros.com