Marianismo no Espiritismo - Artigo Espírita por Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

   

 

 Marianismo, segundo o dicionário é a promoção do culto ou da devoção à Virgem Maria, na Igreja Católica Romana, mas também o Marianismo, no sentido sociológico, é compreendido como um estereótipo derivado do culto católico (universal) feito à Virgem Maria; aparece na América Latina, sobretudo, como "a outra face do machismo", segundo alguns escritores, encaixando-se também como o culto da superioridade espiritual feminina, que considera as mulheres quase divinas, moralmente superiores e espiritualmente mais fortes do que os homens. Essa força espiritual fortalece a abnegação, ou seja, uma capacidade muito grande de humildade e de sacrifício.

Segundo vários sociólogos, o Marianismo é um "edifício secular de crenças e de práticas relativas à posição das mulheres na sociedade, em que o Marianismo é tão presente quanto o machismo, mas é menos percebido pelos próprios latino-americanos, e é menos visível para os estrangeiros".

Explicado o Marianismo, ruma-se agora para o enquadramento desse movimento sócio-cultural no Espiritismo, no qual muitos acreditam que Nossa Senhora, o espírito iluminado de Maria de Nazaré, seja de fato a Entidade Espiritual que, com suas diversas aparições, vem tentando despertar a Humanidade para as lições do Evangelho de Jesus, aparições essas que são fenômenos mediúnicos, assegurando a informação de que a mediunidade não é privilégio dos espíritas. Fenômenos mediúnicos dos mais autênticos acontecem todos os dias com os nossos irmãos de fé católica romana e com os evangélicos. Afinal de contas, no quesito manifestações mediúnicas, os espíritos não escolhem religião, crença ou filosofia para se manifestarem, o que pode acontecer no Budismo, Catolicismo, Protestantismo, Ateísmo, etc. Muitos ateus que, a despeito de não crerem em Deus, acreditam na comunicação com os espíritos desencarnados, como também nas aparições de Maria, que são, na verdade, fenômenos mediúnicos.

As “Mensagens de Maria”, incluindo a aparição de espíritos elevados a encarnados, trazendo mensagens que a "Comandante do Processo de Reforma do Planeta" enviava, continham ensinamentos, entre os quais um pedido especial feito por esses mensageiros em nome de Maria: a conversão. O ser que comanda a renovação planetária sempre pediu a todos que estão encarnados que promovam a sua conversão, mas jamais determinou que se convertessem para uma determinada religião. O pedido é que todos abandonem os “falsos ídolos” e se convertam para Deus Único, Ser Supremo do Universo.

Ao longo dos milênios, as religiões transformaram cada Mestre que trouxe os ensinamentos seguidos por elas, bem como os missionários que vieram ao planeta como ídolos e esqueceram-se de ensinar a “constituição universal”: amar a Deus sobre todas as coisas. É para este texto legal universal que Maria pede a conversão.

A evolução do ser depende de se seguir fielmente a “constituição universal”. É chegada a hora da conversão para o Pai e o abandono da adoração aos ídolos. Como Jesus nos ensinou, aos Mestres devemos respeito, mas adorar só ao Pai.

Como a Mãe de Jesus não teria seu espaço no Espiritismo?

Ela é um exemplo a ser seguido. É Ela Mãe de Misericórdia, de Amor e de esperança.

Assim, Maria, como também José são espíritos de muita luz que estão prontos a nos socorrer e amparar.

Evidentemente, Maria é um espírito superior. Não deve ser adorada; deve ser lembrada e imitada.

Maria não é a mãe de Deus, como dizem os católicos romanos; Maria é a mãe de Jesus. Deus foi o primeiro ser; não há criatura antes dele.

Ótimas indicações para a leitura: o livro “Maria de Nazaré”, psicografia de João Nunes Maia, pelo espírito Miramez, bem como a leitura do livro "Maria, a maior educadora da história"; escrito pelo psiquiatra Augusto Cury, os quais podem ser adquiridos em livrarias espíritas ou nas grandes redes de livrarias pela Internet.

Edu Medeiros, um Amigo do Bem.

Palestrante Motivacional e Expositor Espírita.

Contato: www.edumedeiros.com

Artigo publicado na Coluna Espírita do Jornal JC Regional de Pirassununga/SP - Edição de 08/01/2011.

Correção ortográfica e gramatical: Professora Conceição Pimenta.

Artigos também disponíveis na Internet através do “website" abaixo:

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo

www.paracleto.net

 

"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz

USE - União das Sociedades Espíritas - Regional Jaú/SP

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Palestrante Motivacional e Expositor Espírita.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita.

E-mail: contato@edumedeiros.com

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
EduMedeiros.com ®
www.EduMedeiros.com

Youtube: YouTube do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem www.youtube.com/EduMedeirosBrasil

Facebook: Facebook do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem www.facebook.com/EduMedeiros.net

Twitter: Twitter do Edu Medeiros - Um Amigo do Bem www.twitter.com/EduMedeirosCom

QR Code do Cartão de Visitas de Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
QR Code do Cartão de Visitas de Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
(Use seu Celular Android ou Iphone para visualizar)