União F.C. completa 71 anos e homenageia diretor

No último dia 9 de outubro, segunda-feira, o Esporte Clube União completou 71 anos de sua fundação na cidade de Pirassununga/SP.

E para comemorar estes 71 anos de muita raça e determinação do Clube, a diretoria promoveu no último sábado, dia 7 de outubro, nas dependências de sua sede, no Estádio Asdrúbal da Cunha, um suculento churrasco regado a chopp, cerveja, refrigerante e amendoim.

Na oportunidade, a diretoria do E.C União prestou uma singela homenagem ao diretor e atleta José Augusto de Souza Netto, o popular Souza, por todos estes anos dedicados ao clube, quer como diretor, quer como atleta, quer como entusiasta e participante em tudo o que se refere ao clube.

Souza teve sua trajetória no clube descrita pelo secretário Israel Foguel, tendo recebido das mãos do presidente Celso Celestino do Bonfim um cartão de prata em reconhecimento a sua dedicação, companheirismo e amor ao Esporte Clube União.

O início do clube: Tudo começou no ano de 1944, durante um encontro entre amigos no bar do Neno Zaninetti localizado na rua XV de Novembro, exatamente onde hoje abriga a Borracharia do Xerife. Um modesto, porém movimentado bar existia naquele local, frequentado pelos moradores da redondeza. Na maioria, de origem italiana e seus descendentes. Gente simples, quase todos exerciam a profissão de operário e buscavam na bocha e no futebol uma forma de entretenimento. Com o entusiasmo do Pedro Zaninetti, o “Neno” e o apoio dos Marucci, dos Bignardi, dos Martelli, dos Souza, dos Pozzobom, dos Cassoli, entre outros, resolveu-se fundar um clube, o Esporte Clube Operário, batizado com as cores verde e branco, influência é claro da comunidade palestrina (italiana).

Daí então o bairro do “Pito Aceso” (assim era denominado pela comunidade da época) passou a vibrar com seu próprio time de futebol, formado basicamente por jovens operários da Fábrica de Tecidos (Fiação e Tecelagem de Pirassununga), do Expurgo (Posto de Sementes de Algodão), do Laticínio Pirassununga, e outras pequenas empresas da região. Jogadores que eram transportados para os locais de jogos através de carroças, que faziam ponto na estação Ferroviária da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que também cedia funcionários para reforçar o plantel do Esporte Clube Operário. Em 1946, dois anos mais tarde, com a necessidade de se filiar à Federação Paulista de Futebol, por imposição da mesma, o Esporte Clube Operário teve que mudar o nome para Esporte Clube União uma vez que a denominação Operário não era simpático ao regime político vigente.

No dia 9 de Outubro de 1946, reuniram-se às 19h00, na rua Siqueira Campos, antigo prédio de número 166, onde até hoje existe o prédio do Sindicato, 48 pessoas, todas radicadas em Pirassununga, que resolveram, de comum acordo, fundar oficialmente o grêmio esportivo voltado em primeiro plano ao futebol.  Nascia assim o Esporte Clube União.

- ISRAEL FOGUEL (1º Secretário do E.C União)

 

Fotos

Comentários