Observatório Social do Brasil será implantado na cidade de Leme

Na manhã desta terça-feira, 8, a ACIL – Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade de Leme/SP, o delegado adjunto da Receita Federal da cidade de Limeira/SP, o Dr. Jeziel Tadeu Fior realizou uma palestra para convidados da instituição lemense sobre o Observatório Social do Brasil – OSB -, o qual será implantado no município no próximo dia 22 de agosto, quando estará presente o presidente nacional da OSB fará uma palestra sobre a implantação do órgão na cidade lemense.

Antes da palestra, o Dr. Jeziel Tadeu Fior, conversou com os radialistas e jornalistas Rodrigo Ramalho, da Rádio Cultura AM da cidade de Leme e com Ademir Naressi, da Rádio Piracema FM, 94,7 e do portal reporternaressi.com.br.

Durante o programa A Voz do Povo, levado ao ar nesta terça-feira, 8, pela Rádio Piracema, o tema foi sobre a OSB, onde as gravações feitas pelo palestrante foi levada ao ar, sendo o assunto debatido no estúdio pelo radialista Ademir Naressi e pelo advogado e articulador político Dr. Valdonor Vadalá.

Observatório Social do Brasil

Os Observatórios Sociais (OS) são organizados em rede, coordenada pelo Observatório Social do Brasil (OSB), que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

A Rede OSB está presente em mais de 100 cidades, em 19 Estados brasileiros.

São cerca de 3 mil voluntários trabalhando pela causa da justiça social nos Observatórios Sociais pelo Brasil afora. Estima-se que nos últimos quatro anos (2013 – 2016), com a contribuição desses voluntários, houve uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres municipais. E a cada ano mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente.

O mais importante não são os números! É a nova cultura que está se formando: da participação do cidadão de olho no dinheiro público.

(dados de janeiro de 2017)

PRINCÍPIO GERAL: A justiça social será alcançada quando todos os agentes econômicos recolherem seus tributos corretamente, os agentes públicos os aplicarem com ética e eficácia.

MISSÃO: Despertar o espírito de Cidadania Fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa, através do seu próprio Observatório Social, exercendo a vigilância social na sua comunidade, integrando a Rede de Observatório Social do Brasil.

VISÃO: Ser uma rede nacional propulsora do controle social para o aprimoramento da gestão pública e integridade empresarial.

VALORES: Apartidarismo; cidadania; comprometimento com a justiça social; atitude ética, técnica e proativa; ação preventiva e visão de longo prazo.

OBJETIVO: Fomentar e apoiar a consolidação da Rede OSB de Controle Social, a partir da padronização dos procedimentos de monitoramento e controle da gestão pública, além da disseminação de ferramentas de educação fiscal e de inserção da micro e pequena empresa no rol de fornecedores das prefeituras municipais.

OBJETO DE ATUAÇÃO: As ações de educação para a cidadania fiscal e controle social focadas no presente serão objeto de atuação do OS, atuando preventivamente, em tempo real, contribuindo para a eficiência da gestão pública, por meio da vigilância social da execução orçamentária, em sinergia com os órgãos oficiais controladores

Fonte - osbrasil.org.br

Breve mais informações e fotos do evento.

Fotos
    Nenhuma foto disponível para esta matéria.

Comentários